Recife entrega maior hospital de campanha com 420 leitos

A unidade, que é considerada a maior para o enfrentamento da pandemia no Recife, vai disponibilizar 100 vagas de UTI equipadas com respiradores

por Victor Gouveia seg, 20/04/2020 - 11:42
Andréa Rêgo Barros/PCR O hospital de campanha fica na área Central do Recife Andréa Rêgo Barros/PCR

Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura do Recife anunciou mais 420 leitos destinados para pacientes contaminados pelo novo coronavírus, no bairro dos Coelhos, área Central do Recife. Com 100 vagas de UTI, a abertura do Hospital Provisório Recife II foi programada para a próxima segunda-feira (27).

A unidade, que é considerada a maior para o enfrentamento da pandemia no Recife, será administrada pela Fundação Martiniano Fernandes, ligada ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Este é o quinto hospital de campanha municipal do plano de contingenciamento, que ainda prevê a construção de mais dois. O objetivo é disponibilizar mais de mil leitos, desses 300 devem ser de UTI, equipados com respiradores.

Para viabilizar o planejamento, a prefeitura já anunciou o corte de R$ 230 milhões. “Aqui vão poder ser realizadas mais de oito mil internações nos próximos meses e muitas vidas serão salvas”, pontuou o prefeito Geraldo Julio (PSB).

Os hospitais de campanha que já estão em funcionamento são as Policlínicas Amaury Coutinho e Barros Lima, localizadas na Zona Norte; a unidade Arnaldo Marques, na Zona Sul; além do Hospital Provisório Recife 1, na área Central. Outros 67 leitos foram abertos no Hospital da Mulher, que abrigará a estrutura de mais um hospital de campanha na área externa da unidade localizada na Zona Oeste.

COMENTÁRIOS dos leitores