Áustria reabrirá fronteira com Itália em 16 de junho

Viena ainda elogiou esforços do país vizinho contra pandemia

qua, 10/06/2020 - 07:54
ERWIN SCHERIAU / APA / AFP ERWIN SCHERIAU / APA / AFP

Após muita polêmica nas últimas semanas, a Áustria anunciou nesta quarta-feira (10) que reabrirá a fronteira com a Itália no próximo dia 16 de junho. A partir de terça-feira, o governo austríaco permitirá viagens envolvendo 31 países europeus, mas manterá os bloqueios para turistas de Espanha, Portugal, Reino Unido e Suécia. "Hoje abrimos uma grande janela para a livre circulação" disse o ministro das Relações Exteriores da Áustria, Alexander Schallenberg.

Viena vinha resistindo à ideia de reabrir a fronteira italiana, alegando que os dois países não vivem ainda uma situação epidemiológica semelhante. Todas as suas fronteiras terrestres, com exceção da Itália, foram desbloqueadas no último dia 4 de junho. Na ocasião, o chanceler italiano, Luigi Di Maio, afirmou que individualismos "violam o espírito comunitário", e a Comissão Europeia disse que os Estados-membros não deviam fazer "discriminações baseadas na nacionalidade".

    Apesar do anúncio da reabertura, o governo austríaco ainda recomenda cautela para viagens à Lombardia, epicentro da pandemia do novo coronavírus na Itália.

    "Diversas regiões italianas superaram alguns estados austríacos graças ao duro trabalho feito até agora. Até na Lombardia o andamento é positivo, e podemos rever o alerta entre duas e quatro semanas", disse o ministro da Saúde da Áustria, Rudolf Anschober. 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores