Prefeitura de Ipojuca diz que não há novas manchas de óleo

A Ong Salve Maracaípe divulgou ter flagrado fragmentos nas praias de Muro Alto e Cupe, vizinhas à Porto de Galinhas

seg, 22/06/2020 - 11:26
Divulgação/Ong Salve Maracaípe Prefeitura diz ter chegado muitos navios na zona portuária neste final de semana, o que pode ter resultado na liberação de piche Divulgação/Ong Salve Maracaípe

A Prefeitura de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife (RMR), afirmou que não foram identificadas manchas de óleo reaparecendo no litoral. A nota do município foi enviada após a Ong Salve Maracaípe informar ter flagrado fragmentos nas praias de Muro Alto e Cupe, vizinhas à Porto de Galinhas.

De acordo com a prefeitura, não há manchas de óleo nas praias de Ipojuca. A gestão ressalta que, como as praias ficam próximas à zona portuária e neste final de semana chegaram muitos navios, pode ter ocorrido liberação de piche.

 Na nota, a prefeitura diz que qualquer anormalidade na orla será comunicada à população e salienta que realizada o monitoramento do litoral diariamente por meio da Secretaria de Meio Ambiente e da Agência Municipal de Meio Ambiente.

 Segundo a Ong Salve Maracaípe, os fragmentos foram avistados no domingo (21). A organização suspeita que o óleo tenha ficado enterrado devido à dinâmica sedimentar e voltou a aparecer por causa de grandes ondulações na costa do Nordeste.

O deputado federal João Campos (PSB), que é relator da CPI do Óleo, se posicionou nas redes sociais sobre a suspeita de óleo em Pernambuco e também em Gameleira, no litoral de Alagoas. O pré-candidato a prefeito do Recife afirmou que entrará com um requerimento para que o Ibama e a Marinha se pronunciem sobre os casos. "Há tempos, já deveria estar em prática uma ação coordenada em nível federal para que fosse feita uma avaliação técnica e precisa sobre os danos causados, inclusive, com sinal de alerta para cada caso de ressurgimento de óleo, como os que estamos vendo agora", assinalou.

COMENTÁRIOS dos leitores