Hemope inicia estudo com plasma para pacientes graves

Candidatos recuperados de Covid-19 podem ser voluntários da pesquisa realizada pelo hemocentro pernambucano

por Paulo Uchôa qua, 01/07/2020 - 19:14
Pixabay 'A pesquisa é experimental', explica o médico infectologista Demócrito Miranda Pixabay

Nesta quarta-feira (1º), o Hemocentro de Pernambuco (Hemope) deu início a um estudo com plasma convalescente para tratar de pacientes considerados graves, que estejam internados nos hospitais do Estado. A pesquisa clínica está fazendo agendamento de voluntários que encontram-se recuperados da Covid-19. O Hospital das Clínicas, Hospital Universitário Oswaldo Cruz e o Procape foram incluídos na fase inicial da análise.

"É importante destacar que a pesquisa é experimental, supõe-se que funcione, mas precisamos de análises sobre a efetividade do tratamento, que será destinado a pacientes graves, hospitalizados e com pior prognóstico", explicou Demócrito Miranda, médico infectologista, pesquisador e professor da Universidade de Pernambuco (UPE).

De acordo com o Hemope, os interessados em colaborar com o estudo terão que fazer o agendamento para atendimento presencial através do telefone (81) 3182-4630, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No site da fundação, mais informações estão disponíveis sobre o assunto.

"É importante respeitar os critérios para doação. Pode ocorrer do paciente doar o plasma mas não ter o anticorpo, por exemplo. Após a coleta, o Hemope irá realizar as análises que são imprescindíveis para classificar e avaliar o material como plasma convalescente ou não", pontua Demócrito. 

COMENTÁRIOS dos leitores