PF cumpre mandados contra grupo criminoso de empresários

Com participação no Recife, Estados Unidos e outras quatro capitais brasileiras, os doleiros movimentaram mais de R$ 200 milhões

por Victor Gouveia sex, 09/10/2020 - 08:42
Reprodução/PF Eles abriam empresas fantasma com documentos falsos Reprodução/PF

Nesta sexta-feira (9), uma organização criminosa comandada no Recife - com ramificação em outras capitais e na Flórida, Estados Unidos - é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF). Investigado há seis anos, o grupo de doleiros movimentou só na última década, pelo menos, R$ 200 milhões através de empresas de fachada.

Segundo a PF, eles atuavam em diversas práticas ilícitas, como evasão de divisas, manutenção de instituição financeira clandestina, falsidade documental, descaminho e lavagem de dinheiro. Os principais alvos tinham duas identidades. Somadas, as penas para os crimes podem atingir 29 anos de prisão.

Ao todo, 13 mandados de busca e apreensão serão cumpridos nos escritórios e residências dos suspeitos. Desses, três serão executados na capital pernambucana. Já os demais ocorrem nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, também em Pernambuco; Goiânia, em Goiás; São Paulo; Fortaleza, no Ceará e Rio de Janeiro.

A Justiça também determinou o sequestro de imóveis e veículos, bloqueio das contas bancárias dos investigados e das empresas fantasma envolvidas no esquema. 

COMENTÁRIOS dos leitores