IBGE: safra do feijão pode ser menor que a demanda em 2021

Se a projeção se confirmar, país terá que importar o produto para suprir a demanda

por Rachel Silva sex, 11/12/2020 - 18:15
Pixabay Formando com o arroz a dupla mais tipicamente brasileira da cozinha, o feijão é considerado um item essencial da cesta básica Pixabay

O Brasil pode ter um déficit de abastecimento de feijão no ano de 2021. Uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que a próxima safra do grão pode ser menor do que o necessário para suprir a demanda no país.

Segundo o IBGE, o Brasil consome cerca de 3 milhões de toneladas de feijão por ano. A perspectiva do órgão é que a próxima safra colha apenas 2,8 milhões de toneladas do grão.

De acordo com o instituto, se não houver possibilidade de melhora no cenário, o país terá que recorrer às importações para completar o abastecimento em 2021.

Embora haja impressões pessimistas com a safra do feijão, para as demais culturas o IBGE projeta uma colheita recorde para o ano que vem. Segundo o prospecto, o agronegócio deve colher 256,8 milhões de toneladas de alimentos. O número representa um aumento de 1,9% em relação ao ano de 2020.

COMENTÁRIOS dos leitores