Índia aponta choque logístico para adiar entrega de vacina

A incerteza é decorrente do choque entre as intenções do Ministério da Saúde do Brasil e a campanha de vacinação indiana

sex, 15/01/2021 - 09:40
Tony Winston/MS A aeronave sai de Campinas, São Paulo, e aguarda autorização para seguir viagem no Aeroporto do Recife Tony Winston/MS

Programada para decolar nessa quinta-feira (14), a aeronave da Azul que vai buscar dois milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na Índia teve o voo  atrasado em um dia por um entrave logístico. O representante do Ministério das Relações Exteriores, Anurag Srivastava, indicou que a incerteza é decorrente do choque entre as intenções do Ministério da Saúde do Brasil e a campanha de vacinação indiana.

Ainda nessa quinta (14), a imprensa indiana noticiou que o porta-voz disse que ainda 'é muito cedo' para garantir a saída das doses, visto que a campanha nacional de imunização na Índia só deve começar no sábado (16). Com o avião estagnado no Aeroporto do Recife, em nota, o Ministério da Saúde reforçou que a decolagem para Mumbai foi "reprogramada em algumas horas por questões logísticas internacionais".

A desorganização fez com que a viagem em busca da carga de aproximadamente 15 toneladas do imunizante do laboratório indiano Serum fosse remarcada para às 23h desta sexta-feira (15). Anteriormente, a expectativa era que o avião já retornasse carregado ao Rio de Janeiro no sábado (16) e, dessa forma, iniciar a coordenação em solo brasileiro do plano de vacinação.

A nova previsão indica o domingo (17) como prazo para a chegada das doses ao Brasil. No mesmo dia, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai avaliar os pedidos de autorização emergencial tanto da vacina da Oxford/AstraZeneca, quanto dos seis milhões de doses da CoronaVac, desenvolvida junto ao Instituto Butantan.

COMENTÁRIOS dos leitores