Vacinação em PE começa nesta segunda no Oswaldo Cruz

Governo estadual aguarda chegada das doses para definir o horário da vacinação

seg, 18/01/2021 - 12:30
Marília Falcão/Divulgação Profissionais de saúde serão os primeiros imunizados Marília Falcão/Divulgação

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que a vacinação em Pernambuco começará nesta segunda-feira (18) com profissionais de saúde do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), em Santo Amaro, área central do Recife. O momento da primeira aplicação da vacina contará com a presença do governador Paulo Câmara (PSB), mas, segundo o governo, ainda não há um horário definido, pois depende do envio das doses pelo governo federal. A quantidade de pessoas vacinadas neste primeiro dia também não foi informada.

Nesta manhã, a Prefeitura do Recife realizou uma coletiva para anunciar o Plano de Vacinação da cidade. Segundo a secretária municipal de Saúde, Luciana Albuquerque, a previsão é que Recife receba 67 mil doses no 1º lote. Com a quantidade, a gestão espera vacinar 33,5 mil pessoas.

Desses primeiros beneficiados, 32,5 mil serão trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Os outros mil são idosos a partir de 60 anos das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e pessoas a partir de 18 anos com deficiência, de Residências Inclusivas da capital.

A Prefeitura do Recife dividiu a vacinação prioritária em quatro fases, englobando 165 mil residentes do Recife. Cada uma delas com duração de um mês.

Para o primeiro lote, o Recife vai montar 13 equipes volantes, que circularão entre as unidades de saúde e ILPIs a partir da terça-feira (19). "Na medida em que as vacinas forem chegando no Recife, a gente vai aumentando, expandido nossa capacidade de vacinação", diz a secretária Luciana Albuquerque. A partir da chegada do segundo lote, a prefeitura prevê 65 salas de imunização, nove centros de vacinação, três drives-thru e 18 equipes volantes. No módulo seguinte, serão 200 salas de imunização, 26 centros de vacinação, cinco drives-thru e 18 equipes volantes, além de unidades de saúde que possuem salas de vacinação de rotina.

Os primeiros três drives-thru funcionarão no Geraldão, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no Parque da Macaxeira. Com a chegada de novos lotes, a cidade terá cadastro e agendamento 100% digital, com a opção do cidadão escolher o horáro e local de atendimento. "Também teremos pontos de apoio tanto nos centros de vacinação como nas nossas unidades de saúde para ajudar no cadastro físico de quem não tem acesso à internet", afirmou a secretária. 

O prefeito João Campos, que foi diagnosticado com Covid-19, gravou um vídeo para a coletiva. "No Recife, ninguém vai furar fila. Não vai haver privilégio", disse na gravação. 

Confira a divisão do Plano de Vacinação do Recife: 

1ª fase: pessoas com 80 anos e mais; pessoas entre 75 e 79 anos; trabalhadores da saúde; idosos de 60 anos e mais e trabalhadores das ILPI; pessoas a partir de 18 anos com deficiência residentes em Residências Inclusivas institucionalizadas.

2ª fase: pessoas entre 60 e 64 anos; entre 65 e 69 anos; entre 70 e 74 anos.

3ª fase: pessoas com comorbidades (DM, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doença cardiovascular e cerebrovascular, indivíduos transplantados de órgãos sólidos, anemia falciforme, CA, obesidade grave - IMC a partir de 40).

4ª fase: pessoas com deficiência permanente severa; trabalhadores da educação; força de segurança e salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e metroferroviários de passageiros; trabalhadores de transporte aéreo; trabalhadores de portuários; população privada de liberdade; funcionários do sistema de privação de liberdade; pessoas em situação de rua.

COMENTÁRIOS dos leitores