Mulher trans queimada viva tem braço esquerdo amputado

Paciente permanece intubada, respirando com ajuda de ventilador mecânico

dom, 27/06/2021 - 14:11
Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo Roberta se encontra na sala de recuperação pós-anestésica Júlio Gomes/LeiaJáImagens/Arquivo

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou, neste domingo (27), o boletim médico de Roberta Silva, mulher trans queimada viva na madrugada da quinta-feira (24) no centro do Recife. Internada no Hospital da Restauração (HR), Roberta precisou ter o braço esquerdo amputado no sábado (26).

A paciente se encontra na sala de recuperação pós-anestésica. Segundo a SES, ela permanece intubada, respirando com ajuda de ventilador mecânico. O HR é a principal referência para tratamento de queimados do SUS em Pernambuco.

A vítima vivia em situação de rua. Ela teve 40% do corpo queimado, principalmente na região do tórax e abdômen. 

Um adolescente foi apreendido pelo crime. Ele foi encaminhado à Unidade de Atendimento Inicial (Uniai) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). 

Na sexta-feira (25), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), determinou à Secretaria de Desenvolvimento Social que fizesse o acompanhamento da vítima. "O que aconteceu é intolerável, atinge a todos e todas nós,  comprometidos com a causa dos direitos humanos e do enfrentamento a qualquer tipo de violência e preconceito", ele escreveu nas redes sociais.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também acompanha o caso. Segundo a pasta, está sendo realizada uma articulação para  oferecer um atendimento conjunto à vítima e seus familiares.

COMENTÁRIOS dos leitores