PE: bancários paralisam atividades para cobrar por vacinas

Os serviços nas agências de Pernambuco serão suspensos nesta quinta-feira (8), informa o sindicato da categoria

por Victor Gouveia ter, 06/07/2021 - 07:50
Divulgação Imagens do último ato por imunizantes convocado pelo sindicato Divulgação

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco confirmou a paralisação da categoria nesta quinta-feira (8). Os atendimentos nas agências serão suspensos por 24h como protesto por vacinas contra a Covid-19.

Os profissionais alegam que faltou vontade do governador Paulo Câmara (PSB) em reconhecê-los como grupo prioritário. A gestão também teria interrompido as negociações por vacina, mesmo com a atividade considerada essencial na crise sanitária.

“A categoria bancária está trabalhando desde o início da pandemia, garantindo o pagamento do auxílio emergencial, aposentadoria, liberação de crédito, entre outros. Entretanto, não receberam o reconhecimento por parte do Governo”, indica a entidade em nota.

O sindicato estima que cerca 50% da categoria não foi imunizada e aponta que o Sindicato e Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) verificou que o setor possui 8.921 trabalhadores, entre bancários e terceirizados, que ainda não foram vacinados em Pernambuco.

"A espera pela vacinação por idade, numa categoria altamente exposta à contaminação, já provocou o adoecimento de cerca de 1 mil trabalhadores bancários e a morte inclusive de jovens de 30 anos, vítimas da Covid-19", descreve.

Para a pressionar pela inclusão no calendário estadual de vacinação, a orientação da entidade é que os profissionais vistam preto e estimulem uma campanha nas redes sociais nesta quinta (8). 

A Câmara dos Deputados aprovou a preferência dos bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI) e a matéria seguiu para debate no Senado.

COMENTÁRIOS dos leitores