Filosofia auxilia a desenvolver o senso crítico

No Dia do Filósofo, professor da área elenca as contribuições do conhecimento para a sociedade

por Alfredo Carvalho seg, 16/08/2021 - 18:00
Wikimedia/ Bar Harel Estátua do filósofo Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.) na biblioteca do Trinity College, em Dublin Wikimedia/ Bar Harel

O Dia do Filósofo comemorado hoje (16), visa homenagear o profissional responsável por se aprofundar e pesquisar sobre a vida humana, política, religião, valores, moral e ética. Na história da humanidade, muitos foram os filósofos que contribuíram com a sociedade, entre eles, Platão, Aristóteles e Sócrates, que além de apresentar ao mundo suas ideias, serviram de inspiração para futuros aprendizes.

De acordo com o professor, educador popular na União de Núcleos de Educação Popular para Negras/os e Classe Trabalhadora (Uneafro) e mestre em Filosofia pela Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-Unifesp), Diogo Dias, a filosofia se destaca nos momentos em que a humanidade se encontra em crise, uma vez que são as contradições que fortalecem os debates e permitem novas descobertas. “A crise se torna uma grande fonte de reflexão para a filosofia. Estamos em uma época em que se agravaram as contradições do sistema de reprodução capitalista, o que ele traz em relação à exploração da natureza e dos homens pelos homens”, aponta.

Segundo o professor, todos os debates que abrangem o campo da esfera pública, se utilizam das questões filosóficas como plano de fundo. “A filosofia possibilita a nós, fazer uma reflexão mais rigorosa sobre o que vivenciamos. Acredito que essa é a grande contribuição que ela pode nos oferecer, em tempos em que todas as ideias parecem estar em risco”, esclarece Dias, que  ressalta ainda que também é preciso analisar quais ideias serão mantidas e quais devem ser substituídas.

Atualmente, Dias pontua que o debate filosófico contribui com a sociedade no momento em que eleva a consciência das pessoas, sobre a situação as quais vivem e suas reais possibilidades. A principal crítica da filosofia gira em torno da mensagem que cerca algumas propagandas ou publicidades. "Às vezes também aparece em algumas culturas empresariais, que não consideram algumas questões, para que as pessoas saibam fazer suas próprias avaliações e escolherem o melhor caminho, de acordo com suas próprias condições”, afirma.

Campos Profissionais

No Brasil, a docência é a principal área de atuação da filosofia, tanto nos níveis básicos como superiores. Dias explica que muitos cursos de humanas ou de artes, também inserem disciplinas de filosofia em suas grades curriculares. Além disso, o profissional também pode atuar em campos atrelados à arte e cultura; seguir o caminho da pós-graduação, orientação de mestrados e doutorados; ou se tornar um pesquisador. “Infelizmente no Brasil, sofremos um abandono nos investimentos do campo da pesquisa, que também impacta a filosofia”, lamenta.

Para aqueles que desejam seguir uma carreira na filosofia, o professor orienta a se abrir ao processo de formação e transformação que o estudo do conhecimento pode oferecer. De acordo com Dias, esse processo dependerá da experiência individual de cada um. “Ao mesmo tempo, várias ideias que temos serão abaladas. Muitas vezes, como um mecanismo de defesa, as pessoas se fecham para as ideias que a filosofia traz”, exemplifica.

Dias aconselha a buscar por leituras, independente de suas vertentes, sejam de direita, esquerda ou conservador; absorver esses conteúdos; pensar por si próprio e conversar com os colegas da graduação para compartilhar as ideias. “Também deve-se manter o senso crítico, de não aceitar nada como uma verdade absoluta, antes de haver uma mediação ou questionamento. Além claro, de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, que junto ao desenvolvimento das ideias, são grandes materiais de trabalho para os filósofos”, finaliza.

COMENTÁRIOS dos leitores