Afegãos em Lesbos cantam seu protesto contra talibãs

Cerca de 200 migrantes e refugiados do Afeganistão, juntamente com alguns do Irã, agitaram bandeiras afegãs e cantaram

ter, 17/08/2021 - 07:36
Manolis Lagoutaris Cerca de 200 migrantes e refugiados do Afeganistão, juntamente com alguns do Irã, agitaram bandeiras afegãs e cantaram Manolis Lagoutaris

"Não as talibãs", foi o canto ouvido na noite desta segunda-feira (18) em uma praça da ilha grega de Lesbos, quando solicitantes de asilo se reuniram em uma manifestação contra a chegada dos militantes islamitas ao poder em seu país.

Cerca de 200 migrantes e refugiados do Afeganistão, juntamente com alguns do Irã, agitaram bandeiras afegãs e cantaram. “Viemos mostrar ao mundo o que acontece em meu país”, disse à AFP Amidi Rahmazolla, 35. Sua família está em Cabul, seu pai é idoso e seu irmão está doente.

Amidi diz que seus parentes também querem chegar à Grécia. "Os talibãs são pessoas perigosas. Não querem que os jovens vão à escola, as mulheres não podem ir à universidade", afirmou.

Os manifestantes disseram temer pela sorte de seus parentes no Afeganistão, alguns dos quais não puderam ser localizados. Para esses refugiados e migrantes, os últimos dias foram um pesadelo. "Não consigo dormir, minha família está mal, precisa de dinheiro", contou Abdul haq Salarzay, 29 anos, que está na ilha grega há dois anos.

Salarzay quer conseguir dinheiro emprestado com amigos para trazer a família para a Grécia. No entanto, o ministro grego de Migração e Asilo, Notis Mitarachi, descartou novos fluxos de migrantes do Afeganistão. "Nosso país não será porta de entrada para uma nova onda de refugiados", afirmou hoje à TV local.

COMENTÁRIOS dos leitores