Marcha marca o Dia da Consciência Negra no Recife

Ação simboliza luta histórica do povo negro, marcada pelo dia 20 de novembro no Brasil. Concentração iniciará às 14h na Praça do Carmo, área central da capital

por Vitória Silva sex, 19/11/2021 - 11:06
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Marcha da Consciência Negra no Recife, em 2019 Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

Movimentos negros integrantes da Articulação Negra de Pernambuco (Anepe) realizarão, neste sábado (20) que celebra o Dia da Consciência Negra, uma marcha com o tema “O povo negro resiste ao genocídio: antes, durante e depois da pandemia”. O ato tem concentração a partir das 14h, no Pátio do Carmo, área central do Recife e, de lá, segue até a Praça do Arsenal da Marinha, onde será realizado o Festival da Cultura Negra. Das 15h às 21h, também acontece a Feira Akofena, na rua do Bom Jesus, com a participação de 20 empreendedoras negras. A marcha recebe apoio do movimento Fora Bolsonaro. 

Serão pautadas na ocasião as desigualdades sociais no contexto pandêmico, como a diferença no número de vacinados e mortos pela Covid-19 entre grupos de pessoas brancas, negras e de outras etnias. O movimento se posiciona a favor da tese de que a gestão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) cometeu genocídio contra pessoas não-brancas Brasil. 

Entre as atrações confirmadas para o Festival da Cultura Negra, previsto para iniciar às 17h40, estão o Afoxé Oyá Alaxé, Uana Mahin, Okado do Canal, MC Agô, Dj IDLibra e Coco do Seu Zé Moleque. Além disso, o palco também vai sediar a Batalha do Conhecimento, encabeçada pelo tradicional recital Boca no Trombone. 

A organização do evento orienta todos os participantes da Marcha da Consciência Negra de Pernambuco e do Festival da Cultura Negra a utilizarem máscaras de proteção contra a Covid-19, além de manterem o distanciamento social adequado durante os eventos. 

O 20 de Novembro homenageia a luta de Zumbi e Dandara, figuras líderes do Quilombo dos Palmares, mas também rememora o longo processo de organização das populações negras brasileiras, que há mais de 500 anos se colocam em movimento pelo fim do racismo institucional no país.  

Durante os dias 16 e 17, integrantes da Anepe também estiveram articulados com grupos de Arcoverde, Ipojuca e Garanhuns na realização da Caravana Negra, uma apresentação e chamada para a marcha no Recife. “O objetivo é chegar em localidades que estão mais distantes da região metropolitana do Recife e falar sobre as atividades que a Anepe e a Coalizão Negra têm realizado”, conta Emanuelle Marques, integrante da Articulação Negra de Pernambuco. 

Serviço: 

Marcha da Consciência Negra de Pernambuco  

Data: 20/11 

Local: 14h, na Praça do Carmo, Centro 

Festival da Cultura Negra (Encerramento da Marcha) 

Data: 20 de novembro às 18h  

Local: Praça do Arsenal  

Atrações: 

Afoxé Oyá Alaxé; Okado do Canal; Uana Mahin; Dj IDLibra; Dj Boneka; MC Agô; Recital Boca no Trombone; Paje IB; Sujistência; Coco do Seu Zé Moleque; Dj Themonia e Kizombadeiras (Rede de Mulheres Negras de PE) 

Mais informações 

Articulação Negra de Pernambuco - https://www.instagram.com/articulacaonegrape/

COMENTÁRIOS dos leitores