Governo não flexibiliza o uso de máscaras em Pernambuco

Novas flexibilizações no Plano de Convivência foram anunciadas nesta terça-feira

ter, 15/03/2022 - 12:29
Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo Em destaque, duas pessoas de máscara andando por rua do centro do Recife Arthur Souza/LeiaJáImagens/Arquivo

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 de Pernambuco definiu novas flexibilizações no Plano de Convivência nesta terça-feira (15). As medidas entram em vigor já na próxima quarta (16), mas ainda não incluem a liberação do uso das máscaras.

Foi anunciado na coletiva que o uso da proteção facial em ambientes fechados e abertos e a apresentação do comprovante de vacinação continuam obrigatórios em Pernambuco. O secretário de saúde André Longo voltou a falar sobre a importância de aumentar o número de pessoas vacinadas.

“Apesar de um cenário promissor, a pandemia ainda não acabou, tampouco virou uma endemia. As pessoas estão ansiosas pelo seu fim e com um desejo enorme de retirar as máscaras, mas isso só será possível se conseguirmos aumentar o número de pessoas efetivamente protegidas”, afirmou o secretário.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Sidia Haiut, também reforçou a importância de manter todos os protocolos de segurança, incluindo o distanciamento e o uso de máscaras.

“O que esperamos é que a análise dos próximos dias seja positiva. Que as pessoas sigam cumprindo as orientações e que quem ainda não completou o esquema vacinal ouça o chamado do secretário de Saúde para fazê-lo”, advertiu.

O Estado ainda não conseguiu atingir a marca de 80% de cobertura da segunda dose, ou dose única, no público acima de 18 anos. Entre as crianças de 5 a 11 anos de idade, o percentual de cobertura é de apenas 44% na primeira dose. E na terceira dose, apenas 39% do público elegível foi vacinado. Nos idosos a cobertura está abaixo dos 70%. São mais de 350 mil pessoas com mais de 60 anos que tomaram a segunda dose, mas ainda não voltaram para tomar a dose de reforço

Com informações da assessoria

COMENTÁRIOS dos leitores