Aos 96 anos, morre a rainha Elizabeth II

A situação de saúde da monarca já havia deixado os britânicos em alerta desde as primeiras horas da manhã

qui, 08/09/2022 - 14:36 Atualizado em: qui, 08/09/2022 - 14:39
Steve Parsons / POOL / AFP Elizabeth II morreu aos 96 anos Steve Parsons / POOL / AFP

Morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, a rainha Elizabeth II, confirmou o Palácio de Buckingham.

"A rainha morreu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral essa noite e retornarão para Londres amanhã", escreveram nas redes sociais referindo-se a Charles e Camilla.

A situação de saúde da monarca já havia deixado os britânicos em alerta desde as primeiras horas da manhã, quando foi emitido um comunicado informando que ela estava "sob supervisão médica".

"A rainha permanece confortável em Balmoral [residência da realeza na Escócia]", conclui a nota de apenas três linhas divulgada por volta das 8h30.

Nas horas seguintes, a apreensão ganhou corpo com a notícia de que os membros da monarquia começaram a se dirigir às pressas para Balmoral, incluindo o príncipe Harry e sua esposa, Meghan Markle, que estão a caminho do Reino Unido.

Todos os quatro filhos da rainha - Charles, Anne, Andrew e Edward - estavam na residência desde as primeiras horas.

Desde que as notícias surgiram, súditos já se aglomeravam nos arredores do Castelo de Balmoral, e o Palácio de Buckingham, em Londres, suspendeu a tradicional cerimônia de troca de guarda.

Elizabeth II era rainha desde 6 de fevereiro de 1952, totalizando mais de sete décadas como soberana, reinado mais longevo na história do Reino Unido. (ANSA

Embed:

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores