Com paralisação, delegacias no Recife têm pouco movimento

Até o meio-dia, foram registrados 50 boletins de ocorrência em todo o estado; média diária é de 1800

por Rachel Andrade qua, 24/01/2024 - 19:30
Júlio Gomes/LeiaJá Cartazes informando da paralisação foram fixadas em frente às delegacias em todo o estado Júlio Gomes/LeiaJá

A paralisação de advertência de 24 horas dos policiais civis, iniciada na manhã desta quarta-feira (24), em todo o estado de Pernambuco, após votação em assembleia conjunta com diferentes categorias, vem surtindo efeito no Grande Recife. As delegacias localizadas em áreas centrais da capital amanheceram abertas e continuaram suas atividades mesmo após o início da mobilização estadual, às 7h. 

Segundo informações apuradas pela reportagem, até o meio-dia foram registrados 50 boletins de ocorrência em delegacias por todo o estado. A média diária é de 1.800. “Para você ter uma ideia, 50 é o número médio apenas em Vitória de Santo Antão”, afirmou um funcionário da Polícia Civil, que preferiu não se identificar. Ainda não foi informado o número parcial de registros até o fim do dia.

LeiaJá também:

Investigações de 10 mil homicídios em PE estão paralisadas 

Baixa procura da população 

Em uma delegacia visitada pela reportagem, uma funcionária informou que não houve registros de BO nesta quarta-feira, mas ressalta que notou uma “baixa incomum” de pessoas comparecendo em busca de atendimento.

Na Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, uma das principiais na região, e que funciona em regime de plantão durante a madrugada, agentes afirmaram o número de registro de BOs durante a manhã foi menor do que o normal, possivelmente devido à paralisação, que foi noticiada pela mídia local. 

A paralisação de advertência dos policiais civis termina nesta quinta-feira (25), às 7h. Os sindicatos que participaram da tentativa de diálogo com o governo estadual, na última terça-feira (23), decidiram por suspender operações de policiais, delegados, escrivães, peritos criminais, médicos legistas, entre outras categorias. 

COMENTÁRIOS dos leitores