Lula e Eduardo definem, hoje (20), sucessão no Recife

Líderes conversam durante encontro agendado em meio a programação da Rio+20, no Rio de Janeiro

qua, 20/06/2012 - 08:22
Robert Stuket Filho/Instituto/Chico Peixoto/LeiaJáImagens Expectativa é de que até esta sexta-feira (22) Eduardo anuncie o candidato que irá apoiar na eleição municipal Robert Stuket Filho/Instituto/Chico Peixoto/LeiaJáImagens

O impasse entre o PSB e o PT para as eleições municipais do Recife será resolvido nesta quarta-feira (20) durante o encontro entre o governador e presidente do PSB Eduardo Campos e o ex-presidente Lula, que acontece em meio a programação da Rio+20, no Rio de Janeiro. Entretanto, antes de definir a situação do Recife a conversa entre Lula e Eduardo servirá para que haja um entendimento sobre as eleições de São Paulo devido à recusa de Luiza Erundina (PSB) em compor a chapa de Fernando Haddad (PT).

Sobre o pleito na capital pernambucana Lula e Eduardo debaterão a viabilidade dos candidatos do PSB e do PT. De um lado a candidatura petista de Humberto Costa conta com 37% de aprovação do eleitorado recifense, segundo a quinta rodada de pesquisa do Instituto Maurício de Nassau (IPMN) divulgado no último final de semana.

Por outro lado, o governador colocará os problemas internos do PT no Recife e o fato da Frente Popular não sinalizar que se reunirá em torno da candidatura de Humberto. Outro ponto a ser levantado pelo governador será a viabilidade da candidatura do PSB que tem quatro nomes (Danilo Cabral, Geraldo Júlio, Tadeu Alencar e Sileno Guedes) a disposição da Frente Popular e já conta com apoio de PTB, PSC, PV e PTN.

O certo é que entre hoje e sexta-feira (22) Eduardo Campos anuncie se lançará um candidato do PSB.

Agenda – Na Rio+20 o governador participa de diversos eventos oficiais da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A agenda começa às 11h, no Parque dos Atletas, com o lançamento do Acordo Tripartite entre Brasil, França e África, destinado a fortalecer ações de cooperação científica de combate à desertificação no planeta. 

Neste evento, às 11h50, Eduardo Campos divide com o governador do Ceará, Cid Gomes, o painel “Governança para o Desenvolvimento Sustentável nas Terras Secas”, onde irá mostrar as ações para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas no seminárido pernambucano. Estarão presentes chefes de Estado, ministros e pesquisadores de diversos países, além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Às 15h, o governador de Pernambuco participa da sessão solene de abertura do Segmento de Alto Nível da Rio+20, no Rio Centro, com as presenças de diversos chefes de Estado e de Governo, incluindo a presidenta Dilma Rousseff.

COMENTÁRIOS dos leitores