TREs firmam parcerias para realização de biometria

Objetivo da ação é ampliar os postos de atendimentos em todo o País

por Élida Maria qua, 04/09/2013 - 14:23
Antonio Cruz/ABr Parte do eleitorado brasileiro deve realizar o recadastramento até março de 2014 Antonio Cruz/ABr

Com o objetivo de facilitar o atendimento no recadastramento biométrico os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) têm firmado parcerias com empresas e órgãos públicos para a instalação de postos de para o recolhimento das digitais dos funcionários no próprio local de trabalho. A ação ocorre em todo o Brasil e visa agilizar o procedimento dos eleitores de diversos locais até as próximas eleições. 

Além de espalhar postos de atendimentos em locais fixos, o órgão público realiza também ações itinerantes em locais públicos como supermercados e shoppings, além da divulgação do recadastramento em templos religiosos, faculdades, entre outras. 

No Estado do Acre, por exemplo, o Tribunal Regional Eleitoral tem realizado atendimentos itinerantes em órgãos públicos a partir de solicitação feita via ofícios, e também tem participado de ações comunitárias realizadas pela Prefeitura, Governo do Estado e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em postos fixos, como os cartórios eleitorais, a média de atendimentos é de 800 eleitores por dia. Já com as ações diferenciadas, o TRE tem alcançado cerca de 1,3 mil atendimentos por dia.

Exemplo semelhante acontece no Rio de Janeiro. No local o TRE-RJ tem desenvolvido iniciativas para promover a campanha de recadastramento biométrico em Niterói, cidade que já iniciou a revisão no Estado. Foi instalado um posto de atendimento na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Niterói, destinado a atender os funcionários do órgão. Também foram distribuídos cartazes para serem afixados nos murais dos salões de todas as estações de embarque às barcas, nos terminais rodoviários e nos painéis da Ponte Rio-Niterói. Também foram entregues banners às empresas de ônibus da cidade para afixação em seus coletivos.

Já em Pernambuco foram abertos vários postos, dentre estes: cinco em órgãos públicos como a da Câmara do Recife, um no Shopping Rio Mar, três Centrais de Atendimento ao Eleitor e dois postos na sede e anexo do próprio TRE. A participação em ações promovidas pelo Sesi, Rede Globo e Tribunal de Justiça tem ampliado a divulgação e o atendimento.

Nos municípios do interior são promovidas palestras nas escolas, sindicatos e associações, convidando a população para fazer seu agendamento. Os agentes do Programa de Saúde da Família (PSF) ajudam na divulgação da campanha da biometria alertando sobre a documentação e o endereço dos postos de atendimento. Já nas câmaras municipais, são promovidas audiências públicas para informar sobre o processo e consequências aos eleitores que não fizerem o recadastramento.

COMENTÁRIOS dos leitores