Mesmo com descrença em partidos, PT é o mais admirado

Para cientista político a imagem de Lula ainda influencia os entrevistados

por Élida Maria qua, 09/10/2013 - 00:13

Apesar do escândalo do mensalão e das manifestações ocorridas em todo o Brasil com críticas principalmente ao governo federal, liderado por Dilma Rousseff, o PT ainda é a legenda mais admirada na capital pernambucana. Os dados são do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) que colheu entre os dias 26 e 27 de setembro, a opinião dos recifenses. Apesar de apontar o Partido dos Trabalhadores como o mais apreciado, a mostra revelou outros resultados, como a descrença das legendas na maioria dos entrevistados.

Indagados de qual partido os entrevistados admiram na política brasileira, 51,6% responderam nenhum. Este foi o maior resultado seguido posteriormente pela reposta ‘PT’ com 27,7%. Depois da legenda da presidente do Brasil, os participantes elencaram o PSB do governador Eduardo Campos como o segundo partido mais admirado com 4,7%.

Os dados apontam também o PMDB de Jarbas Vasconcelos em terceiro lugar atingindo 4,5%, depois o PSDB de Aécio Neves como 1,4% e PV e outros com 1%. Neste quesito, 8,2% não responderam ou não souberam destacar nenhum partido.

Numa análise mais profunda sobre o público participante, é notório observar a variação do perfil dos entrevistados, de acordo com a faixa etária, renda e grau de instrução em relação às opiniões dos partidos. No total, os índices de percentuais mais altos que admiram o PT estão nas pessoas com até a terceira séria do ensino fundamental (39%), com 60 anos ou mais (39%) e do sexo masculino (36%). Os demais partidos citados pelos recifenses também divergem os percentuais como os do PSB, PMDB, PSDB e PV.

Questionados ainda do porque de escolher o PT, os recifenses disseram ser o melhor (13,8%), seguidos por partido de Lula (9,4%, pelas propostas (8,8%), partido do povo (7,7%), partidos dos pobres (6,6%) e confiáveis (5%), entre outros adjetivos.

Já os que responderam não admirar nenhuma dos partidos, a principal justificativa foi não gostar de política com 26,3%, seguidas de ‘só querem roubar’, 15,6%, ‘não gosta de partidos’, 12,1%, ‘por nada’, 7,1%, ‘não acredita nos partidos’, e demais explicações. 

Para o cientista político Adriano Oliveira, a mostra revela o que outras pesquisas nacionais exibem. “Ela é diminuta, entretanto, não podemos deixar de destacar a admiração do PT. Esta é um marca sempre muito bem admirada pelos recifenses”, argumentou.

Oliveira destacou ainda o fato de às vezes as pessoas demonstrarem instabilidade querendo que o governo do PT continue na presidência da República, ao mesmo tempo em que desejam que outras pessoas estejam à frente da gestão nacional. “Exige uma relação muito dividida”, definiu, explicando em seguida do porque dos resultados. “A história do PT e do Lula no Recife é uma história de admiração. Isso ainda influencia na busca desta admiração pelo PT”, frisou.

Já sobre o PSB, que apesar de apresentar dados discretos de apenas 4,7%, é o segundo partido mais admirado, Adriano Oliveira, cita o trabalho do governador Eduardo Campos na administração estadual. “É um percentual baixo, mas é um percentual importante que nos podemos atribuir a Eduardo Campos, ao histórico dele à frente do governo de Pernambuco”, justificou o cientista político. 

COMENTÁRIOS dos leitores