Elias diz que Bezerra é o gestor que PE procura

Em artigo de quase duas páginas, o tucano descreve o candidato como o “ideal” para o Estado

por Élida Maria dom, 12/01/2014 - 14:59
Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo Para Gomes, ninguém reúne no Estado mais condições para gerir que FBC Chico Peixoto/LeiaJáImagens/Arquivo

A preferência do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes (PSDB), pelo ex-ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), como candidato ao governo de Pernambuco já foi externada pelo tucano. Agora, em artigo publicado neste domingo (12), o chefe do executivo traçou um perfil de como deve ser o futuro postulante e elencou as qualidades de FBC. 

Para Gomes, é necessário que o novo governador possua um perfil técnico e, ao mesmo tempo, seja um político. Que compreenda as dificuldades regionais, mas saiba se articular dentro e fora do Estado e dialogar com a população, aceitando as opiniões divergentes. Mas adiante, ele reserva nove parágrafos do artigo não apenas para dizer que “o gestor que Pernambuco procura é Fernando Bezerra Coelho”, mas também para descrever suas ações e expor um perfil completo, além de enaltecer o socialista.

Confira o artigo na íntegra: 

Por Elias Gomes

Estamos diante de um momento crucial em que personalidades da nossa cena política estarão sendo alçadas à condição de futuros candidatos para governar o nosso Estado e, como cidadão, me sinto no dever de externar o meu entendimento acerca da necessidade do debate em torno da questão.

Isso porque, o que se vai decidir não é apenas o destino de um partido ou de uma força política, mas de quem irá governar um dos estados que, pelas suas lutas libertárias, é tido como um dos mais complexos e politizados da federação.

Pois bem. O próximo gestor de Pernambuco deve ter um perfil técnico. Alguém que conheça a economia do Estado, compreenda as dificuldades regionais e com capacidade para discutir as alternativas de cada um dos nossos arranjos produtivos.

Um gestor que conheça linhas de financiamento, com habilidade para coordenar projetos e obras. Este gestor deve ter também a sensibilidade para perceber o que quer a população, criar mecanismos para ouvir as pessoas, abrir diálogos e governar do lado de fora do Palácio.

Mas o próximo gestor de Pernambuco precisa ser um político. Alguém com trânsito dentro e fora do Estado. Uma pessoa que seja reconhecida pelo povo e exerça liderança, mas com humildade para aceitar opiniões diferentes.

Ele deve ser um chefe do executivo, na melhor definição da palavra, coordenando a nossa bancada, para que Pernambuco conquiste recursos e emendas.

O gestor que Pernambuco procura é Fernando Bezerra Coelho. Um político maduro, com grande experiência administrativa, livre trânsito em todo o Brasil e acesso às principais instituições de financiamento do mundo.

Fernando Bezerra foi um excelente prefeito de Petrolina por três vezes, modernizando a cidade e dando um novo dinamismo à economia de todo o São Francisco. Deputado federal sempre destacado pelo poder de negociação e boas ideias.

Como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico promoveu uma revolução em Suape, atraindo grandes empresas e transformando o porto no mais moderno do Brasil. Ele também foi o responsável direto pela vinda de dezenas de indústrias para o interior, que geram milhares de empregos.

No Ministério da Integração Nacional, coordenou as obras da transposição do São Francisco. Mostrando articulação e capacidade para decidir, tirou o projeto do papel e agora o cronograma está sendo cumprido.

A atuação de Fernando Bezerra foi elogiada tanto por políticos quanto por especialistas nas mais diversas áreas de abrangência do Ministério.

Fernando Bezerra Coelho tem trajetória política na Frente popular. Em 1986, quando ainda estava começando a vida pública, apoiou a histórica eleição de Miguel Arraes. Em 1994 mais uma vez trabalhou ao lado de Arraes.

Em 1998, quando muitos desistiram do combate, Fernando colocou-se na linha de frente e foi o candidato a vice na chapa encabeçada por Miguel Arraes. Em 2006, prefeito de Petrolina pela terceira vez, foi o primeiro a apoiar a candidatura de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco.

Em 2010 abriu mão novamente dos projetos pessoais para marchar com a Frente Popular e reconduzir Eduardo ao Palácio. No ano passado saiu de sua zona de conforto e deixou o Ministério, cumprindo as orientações do PSB.

Portanto, ninguém reúne, em Pernambuco, mais condições que ele para governar o Estado. Um técnico como poucos, um político com história e realizações para mostrar e um homem público que sempre esteve ao lado do povo pernambucano nos momentos mais decisivos.

Elias Gomes é Prefeito de Jaboatão dos Guararapes

COMENTÁRIOS dos leitores