Prorrogação da biometria só será confirmada dia 10

Caso o prolongamento seja autorizado, só poderá acontecer até o dia 31 de março

por Giselly Santos sex, 28/02/2014 - 10:52
Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo O agendamento prévio é um dos critérios para o bom andamento da biometria Cleiton Lima/LeiaJáImagens/Arquivo

A possibilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) prorrogar o recadastramento biométrico para os eleitores do Recife só será confirmada no dia 10 de março. Caso seja aprovada, o prolongamento só pode ocorrer até o dia 31, nove dias após o período final, 22 de março.

"Estamos esperando o fim de fevereiro e a semana a pós o carnaval para vermos o comparecimento da população. Se for necessário prorrogaremos, só pode ser até o dia 31 de março", afirmou a coordenadora da biometria no Recife, Raquel Salazar. 

A medida foi solicitada na última quarta-feira (26), durante uma audiência pública que discutiu o assunto na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Na ocasião o presidente do TRE, desembargador José Fernandes de Lemos prometeu avaliar o assunto. Aproximadamente 200 mil eleitores ainda não efetuaram a revisão eleitoral. A capital pernambucana tem 1.169.678 cidadãos e a expectativa do TRE é de que apenas 100 mil destes devem não comparecer a um dos 11 postos biométricos espalhados pela cidade, por terem se mudado ou o voto já ser facultativo.

Agendamento prévio - Após a audiência alguns jornais divulgaram que não é mais necessário agendar para fazer a revisão eleitoral. No entanto, a recomendação da coordenadora é que o procedimento continue sendo a regra. Apesar de que se o recifenses chegar a um posto do recadastramento sem agendar e desejar aguardar, será atendido por meio de um encaixe. 

"A vantagem do agendamento é proporcionar o conforto do atendimento naquela hora exata. Se for sem agendar ele vai ter que esperara um encaixe, nós agendamos para cada 15 minutos. Às vezes leva duas horas de espera", afirmou Salazar.

COMENTÁRIOS dos leitores