FHC critica governo e campanha petista

O ex-presidente se tornou um dos alvos de críticas da campanha petista

qui, 23/10/2014 - 20:01
Renato Araújo/Agência Brasil Renato Araújo/Agência Brasil

Por Richard Wagner

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a criticar as políticas econômicas da candidata à reeleição presidencial Dilma Rousseff (PT). O tucano também lamentou a forma com que os petistas estão conduzindo a campanha eleitoral deste ano. O governo de FHC está sendo o principal alvo dos ataques da campanha de Dilma contra Aécio Neves (PSDB). O ex-presidente concedeu uma entrevista, na manhã desta quinta-feira (23), a Rádio Jornal, do Recife. 

“Ela (Dilma) merecia o prêmio Nobel no Brasil de tanta incompetência em economia. O país, quando eu fui ministro da fazenda, estava em moratória e aí sim estava quebrado. Nós tiramos da moratória, nos reestabelecemos o fluxo financeiro internacional. Quando eles dizem que quebramos três vezes, na verdade eu só me lembro de duas, não é quebrou, pedimos empréstimo ao Fundo Monetário Internacional, ao qual o Brasil é sócio, porque é um dinheiro mais barato, sendo que a segundo vez que pedimos o empréstimo foi em 2002 para permitir que o governo do lula, que vinha em 2003, tivesse condições de por em ordem em função da crise financeira provocada pela ameaça, que assim parecia, da eleição do Lula. Pedimos empréstimo com a anuência expressa do Lula. Há uma má-fé extraordinária. Fico triste de ver a Dilma repetir esse assunto durante a campanha”, criticou o tucano. 

FHC afirmou “que é dito hoje é uma tentativa de reconstrução da história denegrindo o que foi feito no passado para realçar o que foi feito depois” e lembrou que quando Lula assumiu a presidência pediu ao Armínio Fraga (então presidente do Banco Central) que continuasse a frente da instituição, o que não aconteceu, mas toda a diretoria continuou por um ano para que a transição de governo fosse feita com estabilidade. 

“Quando eu deixei o governo e fui para a Europa, o presidente Lula passou lá pela Europa e me telefonou, conversamos sobre vários assuntos. Ele passou o telefone para o Palocci que me disse: presidente só quero lhe agradecer por tudo que o seu governo fez pelo Brasil, muito obrigado” relembrou o ex-presidente. 

Fernando Henrique também criticou os candidatos a presidência que não defenderam o legado do seu governo (Geraldo Alckmin e José Serra) e elogiou a postura assumida por Aécio Neves. 

“O clima era tão pesado de críticas que os candidatos do PSDB tinha receio de perder eleitores se fossem defender o governo. Deviam ter defendido. Agora o Aécio Neves teve uma opção corajosa e enfrentou, e o resultado é positivo, está aí competitivo sem ter que esconder o passado porque não tem o que esconder”, falou. 

O tucano reconheceu que os governos petistas tiveram uma atenção maior com o Nordeste, mas também lembrou de obras que foram feitas na região durante o seu governo. “Eu não tenho dúvida que eles fizeram um governo mais atencioso ao nordeste, eles tiveram uma conjuntura mais favorável para estender os programas sociais. O primeiro programa de seguro contra a seca foi feito no meu governo, as bolsas foram começadas no meu governo, o Porto se Suape foi terminado no meu governo, o porto de Pecém foi no meu governo. Paulo Afonso (usina hidroelétrica da Bahia)tem cinco usinas geradoras e três foram feitas no meu governo. Meu vice-presidente, o Marco Maciel, é pernambucano, como é que eu tenho preconceito contra o Nordeste?”, indagou.  

COMENTÁRIOS dos leitores