Situação hídrica de Pernambuco será discutida na Alepe

Audiência pública vai tratar sobre o assunto nesta quinta-feira (5)

por Giselly Santos qua, 04/03/2015 - 17:00

A situação hídrica em Pernambuco será debatida na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (5). A discussão, solicitada pela deputada Raquel Lyra (PSB), está agendada para às 10h30 durante o Grande Expediente Especial da Casa. 

Segundo a parlamentar, o encontro servirá para destrinchar o sistema de distribuição de água no estado, seus mananciais, as medidas preventivas e obras que estão em andamento. "Essa é uma discussão que traremos para dentro da Assembleia Legislativa, pois é de interesse de toda sociedade pernambucana", disse Raquel Lyra.

Participam da audiência a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Secretaria-Executiva de Recursos Hídricos, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Também foram convidados órgãos federais, associações e entidades envolvidas com o tema.

Obras hídricas em Pernambuco na pauta do Ministério da Integração

O tema que será abordado na Alepe também foi mote de discussão entre o senador Humberto Costa (PT) e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, nessa terça-feira (3).  Eles conversaram sobre o andamento dos projetos da Transposição do Rio São Francisco, que estão 70% concluídos, e das adutoras do Pajeú e do Agreste. 

Na conversa, Occhi garantiu ao parlamentar que não há qualquer atraso de pagamento às empreiteiras que executam um dos maiores empreendimentos hídricos do país. “O ministro disse que todas as medições de trabalho, hoje, estão pagas a todas as empresas. O Governo Federal não deve um real sequer”, afirmou Humberto.

De acordo com o parlamentar, o Ministério da Integração Nacional pretende inaugurar os primeiros nove quilômetros do Eixo Norte em junho deste ano e, em agosto, fazer a água correr por mais 45 quilômetros do canal. Para Humberto, é fundamental que o governo entregue as obras para solucionar os problemas de falta d’água no Nordeste.

“A situação do abastecimento de água em Pernambuco é grave. Alguns sistemas de distribuição estão baixos, como Botafogo, que abastece a Região Metropolitana do Recife, e Jucazinho, que leva água às cidades do Agreste”, ressaltou o senador, autor do requerimento de continuação dos trabalhos da comissão de acompanhamento das obras do Rio São Francisco no Senado. 

COMENTÁRIOS dos leitores