DEM reúne lideranças para debater possível fusão com o PTB

Encontro acontece em Brasília, na manhã desta terça-feira (7)

por Giselly Santos ter, 07/04/2015 - 10:40

Lideranças do Partido Democratas (DEM) se reúnem, nesta terça-feira (7), em Brasília, para abrir um diálogo sobre a possível fusão entre a legenda e o PTB. Deste encontro deve sair a primeira definição nacional quanto à junção dos partidos. Se favorável, as articulações com os trabalhistas deve ser aprofundada. 

Um dos maiores desafios para as direções nacionais das legendas será unificar alguns diretórios estaduais, Pernambuco é um deles. Tanto para democratas quanto para petebistas existe uma resistência interna para a fusão. 

Dos pernambucanos, quem participa do encontro é o presidente da legenda no estado e deputado federal, Mendonça Filho. Segundo ele, a reunião vai pontuar convergências e divergências entre as agremiações para ver se é possível ou não avançar com as negociações. “Existem pontos que são fundamentais, que devem ser considerados. O primeiro é a nossa posição de oposição que tem ser mantida, e a nossa linha tem que ser de independência e de oposição. O segundo aspecto é a governança de como vai ser a nível local e a nível nacional”, enumerou. 

Além do líder do DEM na Câmara, a deputada estadual Priscila Krause também está em Brasília para a reunião com os correligionários. Para ela a maior dificuldade de união entre os partidos será “conciliar os interesses locais”. “São muitas variáveis e a lógica maior é trazer para as questões locais e tomar alguns posicionamentos”, disse Krause. 

“Não sei quais são os argumentos de quem defende a fusão e de quais seriam esses termos para poder avaliar de uma maneira cuidadosa. Particularmente, eu gosto muito de meu partido, mas a política é dinâmica”, acrescentou a deputada.  

COMENTÁRIOS dos leitores