Senado analisa indicação de Dilma para o STF nesta quarta

O advogado Luiz Edson Fachin deve assumir a vaga decorrente da aposentadoria do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa

por Giselly Santos seg, 27/04/2015 - 15:14

A indicação do advogado Luiz Edson Fachin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, nesta quarta-feira (29). Fachin foi indicado para ingressar na Corte pela presidente Dilma Rousseff (PT) no último dia 14. 

Segundo as sinalizações do relator do caso na CCJ, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a expectativa é de que o nome dele seja aprovado pelo colegiado. O jurista deverá ser sabatinado na próxima semana e seu nome submetido à votação secreta na CCJ, sendo então enviado ao Plenário. Ele foi indicado à vaga decorrente da aposentadoria do ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa. 

Em seu relatório, Alvaro Dias afirma que a indicação de Luiz Fachin ao STF conta com o apoio de profissionais do Direito e comunidades jurídicas de todo o país. O relator considera que o indicado reúne formação, experiência profissional e demais atributos necessários ao exercício do cargo e afirma que os integrantes da CCJ contam com os elementos necessários para deliberarem sobre a indicação.

COMENTÁRIOS dos leitores