Em audiência, ministro explica pedalada fiscal do governo

Nelson Barbosa deve esclarecer as justificativas da gestão quanto as operações financeiras que têm prejudicado bancos e municípios

por Giselly Santos qua, 06/05/2015 - 10:31

As ‘pedaladas fiscais’ do governo da Dilma Rousseff (PT) serão temas de uma audiência na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (6). A discussão, promovida pela Comissão de Finanças e Tributação, contará com a  participação do ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa. Ele deve esclarecer as justificativas da gestão quanto as operações financeiras que têm prejudicado bancos e municípios.

O evento foi solicitado pelos deputados Elizeu Dionizio (SD-MS), Zé Silva (SD-MG) e Artur Oliveira Maia (SD-BA). Na justificativa, eles apontam que o governo federal atrasou repasses de pagamentos de benefícios para "maquiar" suas contas públicas. E, em razão disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o imediato pagamento aos bancos públicos, além de aprovar audiência para ouvir gestores responsáveis por aqueles repasses. 

Segundo relatório do TCU, houve atrasos consideráveis nos repasses para a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o pagamento de benefícios como seguro-desemprego, Bolsa Família, abono salarial, a equalização da safra agrícola e o Programa de Sustentação do Investimento (PSI).

COMENTÁRIOS dos leitores