Barbosa critica possibilidade de políticos nomear juízes

O advogado acredita que a proposta é um desastre para o país

por Élida Maria ter, 19/05/2015 - 19:56
Valter Campanato/Agência Brasil Joaquim Barbosa usou o Twitter para expor sua opinião sobre o assunto Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, usou o Twitter na noite desta terça-feira (19) para criticar a possibilidade de políticos nomearem juízes. Na visão do advogado, a situação pode privilegiar para a escolha de amigos e ex-colegas de parlamentares. 

“Alguém se lembra de quando eu disse numa entrevista: "o foro privilegiado é a racionalização da impunidade"? Pois bem. Não satisfeitos com o foro privilegiado, agora os parlamentares querem ter a prerrogativa de "nomear" juízes para os tribunais!!!”, alegou Barbosa na rede social.

Contrário à proposta, o ex-presidente do STF viu a possibilidade como um desastre. “Nomeação de juízes por parlamentares: se isso vier a acontecer, será um desastre para o Brasil. Por quê? Não raro, quando têm a prerrogativa de indicar ou nomear, os parlamentares escolhem ex-colegas, amigos, estafetas, lacaios. Queremos isso?”, questionou Joaquim Barbosa. 

Comissão - As críticas de Barbosa referen-se a uma PEC que tramita na Câmara dos Deputados e tenta trazer à tona a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o processo de indicação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e cria mandato de 11 anos para os magistrados da mais alta Corte do país. A proposta, que acaba com o poder exclusivo do presidente da República de indicar os ministros, é criticada por integrantes e ex-integrantes do STF. O intuito da PEC é impedir que Dilma nomei cinco ministros do STF até o término de seu mandato.

 

COMENTÁRIOS dos leitores