Ligação de Fachin com o PT não o desmerece, analisa juiz

O magistrado pernambucano também avaliou como negativa a exposição do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa

por Élida Maria qua, 20/05/2015 - 15:21
Reprodução/Facebook Para o juiz Ruy Patu Júnior a sabatina de Fachin foi um ato de temeridade Reprodução/Facebook

Em meio a críticas da oposição e elogios do governo em relação ao indicado pela presidente Dilma Rousseff (PT) à presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado aprovou o nome do jurista Luiz Edson Fachin como o novo ministro do órgão. Além da opinião de políticos, principalmente dos que integram à base, o escolhido também é aceito no meio da Justiça. 

Segundo o juiz da 13ª Vara Cível da Capital, Ruy Patu Júnior, a expectativa de atuação do novo ministro é a melhor possível. “Todos os tribunais e os juízes tem uma visão de Fachin como competente, de bom preparo intelectual, boa conduta moral e ilibada. Ele preenche todas as condições para este cargo de ministro do STF”, avaliou.

Para o magistrado a ligação do novo presidente do STF com o Partido dos Trabalhadores anteriormente não interfere na sua competência profissional. “Ele teve uma atuação ligada ao PT no passado, mas isso não desmerece ele. Todos os magistrados têm suas ideologias e preferências políticas, o que não se pode é exercer atividades político-partidária no exercício da legislatura”, destacou. 

O juiz pernambucano também comentou a sabatina realizada a Fachin no Senado. Para ele, os questionamentos foram um desaforo. “Querer ideologizar a escolha de um juiz através de um processo de sabatina é uma temeridade. A sabatina é para ver as condições para o exercício da magistratura. O fato de ele ter apoiado Dilma ou continuar ideologicamente vinculado a um partido isso não tira dele os méritos de ter uma atuação como juiz”, pontuou. 

Joaquim Barbosa – Durante a entrevista ao Portal LeiaJá, o magistrado analisou a atuação do ex-ministro do STF e destacou qualidades e defeitos. “Essa marca de Joaquim Barbosa teve um lado positivo: a forma corajosa, diligente e implacável com relação à corrupção. Agora, o aspecto que eu diria negativo foi uma excessiva exposição dele em algumas ações de descortesia e descontrole emocional”, cravou Patu. 

O magistrado fez ressalvas em relação à atuação de Barbosa. “Como juiz e figura pública ele não deveria jamais ter atuado de forma a causar tantos constrangimentos, isso só demonstra uma certa falta de educação. Não é indicado isso a um juiz”, considerou, elogiando outros aspectos do advogado e desejando sucesso a Fachin. “Fora esses detalhes comportamentais ele é um modelo de juiz. Foi um marco no que tange o combate à corrupção. Não tenho duvida de que Fachin será este marco também e terá uma boa atuação”, completou o juiz. 

*Com informações de Giselly Santos

COMENTÁRIOS dos leitores