Reunião dos governadores do NE deve tratar sobre segurança

Encontro previsto para julho pode acontecer no Recife

por Giselly Santos qua, 22/06/2016 - 16:37

A próxima reunião dos governadores dos estados do Nordeste, prevista para julho, deve ser pautada por uma discussão mais ampla sobre políticas voltadas a segurança pública. No encontro, que pode acontecer no Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) disse, nesta quarta-feira (22), que pretende “provocar” os gestores a encontrar alternativas ao alto índice de violência na região. 

“A próxima reunião deve ser em Pernambuco e vamos centrar ela em segurança que é uma problemática comum entre os estados. Temos visto, por exemplo, a constante explosão de caixas eletrônicos. Onde é que se compra explosivo? Não é no supermercado, este é um item de supervisão do exercito. Tem que ser controlado e está virando uma epidemia em todos os estados. É algo em torno de cinco gangs que têm trabalhado neste sentido”, destrinchou Câmara, em entrevista a uma emissora de rádio local.

Avaliando a forma com que a União está tratando à problemática, Paulo Câmara ressaltou que “não é como prioridade”. “É uma sensação não só minha, mas de todos”, frisou. Em Pernambuco, o programa Pacto Pela Vida tem deixado de ser vitrine no combate a violência nos dois últimos anos. Desde que assumiu a gestão, o socialista vem enfrentando dificuldades sobre o assunto. 

De acordo com o governador de Pernambuco, além dos homicídios em si, também deve ser abordado no encontro a proliferação do uso de drogas e o desarmamento.

COMENTÁRIOS dos leitores