TSE mantém mandato do prefeito de São João

Genaldi Zumba (PSD) foi acusado de irregularidades na prestação de contas referente ao pleito de 2012. No último domingo (2), ele foi reeleito com 52% dos votos válidos

por Giselly Santos qua, 05/10/2016 - 14:55

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) resolveu manter os mandatos de Genaldi Zumba (PSD) e José Costa (PTB), eleitos em 2012 prefeito e vice, respectivamente, do município de São João, no Agreste de Pernambuco. No pleito do último domingo (2), Zumba foi reeleito com 52% dos votos válidos. 

Nas Eleições de 2012, a chapa do então prefeito eleito foi acusada de irregularidades na prestação de contas pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em primeira instância, o juízo eleitoral negou a cassação, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), por maioria de votos, decidiu pela cassação dos mandatos. A decisão do Pleno do TSE, dessa terça-feira (4), modifica a determinação do tribunal local.

O julgamento do recurso iniciou com o voto-vista do ministro Herman Benjamin. Ao abrir divergência do relator, ministro Luiz Fux, Benjamin manteve a decisão do TRE-PE e negou o recurso. O relator anteriormente havia modificado a decisão regional ao alegar que não havia gravidade necessária para a cassação. Votaram com o relator os ministros Napoleão Nunes Maia, Henrique Neves, Luciana Lóssio e Rosa Weber.

COMENTÁRIOS dos leitores