Lula:justiça nega pedido para suspender entrega de título

Uma ação popular tentou impedir a entrega da honraria pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) afirmando que a caravana de Lula tem cunho político

por Taciana Carvalho ter, 22/08/2017 - 17:58
Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Fotos Públicas Ricardo Stuckert/Instituto Lula/Fotos Públicas

A justiça alagoana negou um pedido de antilulistas que ingressaram com uma ação popular para impedir a entrega do título Doutor Honoris Causa para Luiz Inácio Lula da Silva, proposta por membros da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). O argumento utilizado foi o de que a caravana do ex-presidente Lula tem cunho político visando a eleição de 2018, bem como é lesivo ao patrimônio público. Foram réus no processo, além de Lula, o reitor da Uneal, Jairo José Campos da Costa.

O juiz da 4ª Vara Cível de Arapiraca, Giovanni Alfredo de Oliveira Jatubá, justificou que cabe à Justiça Eleitoral avaliar os aspectos eleitorais antes e depois do pleito. "Qualquer decisão sobre tal questionamento sem a devida verificação do processo administrativo se apresenta frágil, precipitada, açodada. Assim sendo, considerando que não restou configurado a probabilidade do direito ou o perigo do dano", destacou na decisão. Dessa forma, a homenagem permanece e deverá acontecer, nesta quarta-feira (23), durante visita a Alagoas. 

No final do mês passado, o próprio reitor da universidade disse que foi ameaçado de morte, caso a instituição insistisse em entregar o título para Lula. "Uma ligação no telefone fixo da instituição, ameaçatória, destinada a mim, afirmando que eu seria um homem morto no primeiro dia após a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente Lula", contou Jairo na ocasião por meio do seu Facebook. 

Jairo lamentou o episódio que a atitude é consequência de posturas fraudadas no ódio e contra a integridade humana. A Universidade também se pronunciou sobre o fato por meio de nota. "Vivemos tempos em que grupos conservadores alimentam o ódio político contra pessoas e instituições e não podemos aceitar que os tempos de trevas que foram varridos pela luta popular retornem para impor silêncio e medo", destacou. 

Nessa segunda (21), Lula recebeu o título de Doutor Honoris da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na cidade de Lagarto. Esse foi o 31° título que o ex-presidente recebeu. Um grupo de direita paraibana também vai tentar impedir a entrega do Título de Cidadão Pessoense ao ex-presidente, no próximo sábado (26), quando ele segue com sua caravana em João Pessoa.

COMENTÁRIOS dos leitores