Daniel: “Uber não é concorrente de outro transporte”

O deputado federal também falou que sem os aplicativos milhões de pessoas vão ficar sem emprego

por Taciana Carvalho ter, 20/02/2018 - 16:20
Chico Peixoto/LeiaJáImagens Chico Peixoto/LeiaJáImagens

Após o carnaval, uma matéria polêmica em especial deve ser votada na Câmara dos Deputados ainda no mês de fevereiro: a possível regulamentação dos aplicativos de transporte, entre os mais conhecidos o Uber. O deputado Daniel Coelho (PSDB), em entrevista ao LeiaJá, voltou a defender mais uma vez a permanência dos aplicativos. Segundo ele, são mais de 200 mil pessoas que sustentam suas famílias com esse trabalho. 

De acordo com o tucano, caso seja proibido, a consequência direta será muitos desempregados e falta de trabalho para uma grande parcela da população, além de criar dificuldades na mobilidade urbana. “São muitos carros que estão atendendo a população e, até mesmo, nos momentos de lazer”, ressaltou.

“O que vai dizer o futuro dos aplicativos são os itens que tratam de estabelecer o número de veículos para cada cidade e a licença prévia que seria a placa vermelha. Essa é a intenção dos que estão querendo proibir porque no momento em que você estabelece a necessidade de licença prévia, então alguém precisa ir à prefeitura e pedir a placa vermelha, isso  é um processo que demora um ano, dois, três, então de imediato ficaria interrompido o funcionamento desses aplicativos, por isso a gente espera que consigamos ganhar a votação, vai ser decidido no voto”, ressaltou o deputado. 

Daniel Coelho salientou que, não necessariamente, o Uber é concorrente de outro meio de transporte. “Eu sempre digo que o aplicativo, o Uber, não é, necessariamente, um concorrente dos outros meios de transporte, mas ele é um complemento. Quem usa o aplicativo para se locomover usa também o ônibus, o táxi, o metrô, a bicicleta e caminha”. 

Ele acredita que o “ideal” é que se mantenham um texto enxuto que regulamente só os itens básicos de segurança e dê “liberdade” aos municípios para criarem, se for de interesse de cada cidade, regras específicas de forma a conseguir a manutenção desse sistema.

 

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