Diretor de 'O mecanismo' diz que Dilma 'não sabe ler'

José Padilha é o criador da série da Netflix, baseada nas investigações da Lava Jato. Dilma o acusou de distorcer a realidade, agir de má fé e criar notícias falsas na série

por Giselly Santos seg, 26/03/2018 - 10:57
Alexandre Loureiro/Divulgação/Netflix José Padilha, diretor de 'O mecanismo' Alexandre Loureiro/Divulgação/Netflix

O cineasta José Padilha respondeu a acusações da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a série “O Mecanismo”, produção da Netflix que estreou na última sexta-feira (23), e é baseada na investigação da Lava Jato. Padilha alfinetou a petista dizendo que se ela soubesse ler saberia que a produção era a “dramatização dos fatos”.

“O Mecanismo é uma obra-comentário. Na abertura de cada capítulo está escrito que os fatos estão dramatizados, se a Dilma soubesse ler, não estaríamos com esse problema”, declarou Padilha, em entrevista à Folha de São Paulo. 

Em nota, Dilma disse que Padilha distorceu a realidade, agiu de má fé e criou notícias falsas na série. "Isso é mais do que desonestidade intelectual. É próprio de um pusilânime a serviço de uma versão que teme a verdade", acusa a ex-presidente em nota. "O diretor inventa fatos. Não reproduz 'fake news'. Ele próprio tornou-se um criador de notícias falsas", complementa.

Dilma também questiona o fato de que o personagem Higino, inspirado em Lula, usa a expressão “estancar a sangria” ao falar de barrar as investigações. Na nota, a petista lembra que a frase foi dita pelo senador Romero Jucá (MDB-RR). 

Para rebater os argumentos da ex-presidente, o cineasta disse também que não roteirizou especificamente o episódio citado, mas "Jucá não é dono dessa expressão" e os roteiristas podem usá-la livremente.

COMENTÁRIOS dos leitores