Privatização do Aeroporto do Recife abre amplo debate

O equipamento está na lista do governo federal e poderá ser concedido à iniciativa privada. Políticos pernambucanos intensificam discussões

por Taciana Carvalho ter, 08/05/2018 - 19:26
Infraero/Divulgação Infraero/Divulgação

A possibilidade de que o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, que já foi considerado o melhor do País, ser privatizado vem ganhando cada vez mais espaço no cenário político local. Na última semana, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), pediu por um amplo debate sobre o assunto ressaltando que o equipamento é algo prioritário para Pernambuco. 

Para reforçar a preocupação com a desestatização, nessa segunda-feira (7), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) realizou um debate com sindicalistas e funcionário da Infraero, que administra o aeroporto. A deputada estadual Teresa Leitão (PT) chegou a fazer uma visita no local afirmando que é necessário esclarecer toda a situação. 

“É necessário esclarecer todos esses procedimentos, não deixar de dar visibilidade, alertar a população que isso é um bem público. É uma área extremamente estratégica, é um aeroporto superavitário e o processo não só o mérito da privatização em si, ele é extremamente nefasto, e é contra ele que nós estamos nos colocando, como o próprio processo de concessão que está sendo trabalhado nessa chamada desestatização”, explicou a petista. Leitão também pediu para que outros políticos se engajassem com essa articulação, que está sendo realizada no âmbito nacional. 

 

O governo incluiu na lista do programa de desestatização o Aeroporto Gilberto Freyre no pacote de um total de 13. Nesse caso, todos eles poderão ser concedidos à iniciativa privada. O decreto presidencial destaca que “os aeroportos poderão ser concedidos individualmente ou em blocos, conforme decisão que será subsidiada pelos estudos de modelagem da desestatização". Entre os argumentos, a urgência para a privatização seria por causa do gasto público que seria representado pela Infraero.

 

COMENTÁRIOS dos leitores