TRE-PE decide que Julio Lossio será candidato

Segundo o tribunal, o partido não cumpriu o estatuto interno para expulsão do candidato da legenda

por Taciana Carvalho qui, 04/10/2018 - 19:07
Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo Rafael Bandeira/LeiaJáImagens/Arquivo

Em sessão plenária realizada nesta quinta-feira (4), por unanimidade, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu por indeferir o pedido da Rede para cancelar a candidatura do ex-prefeito de Petrolina a governador de Pernambuco. A legenda tinha pedido o cancelamento sob a acusação de que Lossio teria se aliado a apoiadores do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), o que seria configurado como uma suposta prática de infidelidade partidária. 

Após a decisão do tribunal, o candidato pode concorrer às eleições normalmente. No entanto, a legenda pode recorrer no Tribunal Superior Eleitoral. No voto, o desembargador-relator e vice-presidente do Tribunal, Agenor Ferreira de Lima Filho, “asseverou que, no caso específico, não foram observados os preceitos da ampla defesa e do contraditório na aplicação da penalidade da expulsão”. 

A Rede, que anunciou na última segunda-feira (1), apoio à candidata Dani Portela (PSOL), já avisou que vai recorrer ao TSE. Lossio foi informado da decisão do TRE-PE e afirmou que a ação da Rede tinha sido “completamente descabida”. “Isso quer dizer que a gente continua na urna”, ressaltou.

COMENTÁRIOS dos leitores