Haddad diz que tem “compromisso de vida com a democracia”

Candidato à Presidência da República, o petista repudiou a difusão de fake news e o assassinato do mestre baiano Moa do Katendê

por Giselly Santos ter, 09/10/2018 - 11:29
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Haddad propôs um compromisso contra as fake news a Bolsonaro Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O embate do candidato à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), contra as fake news e atitudes consideradas por ele como antidemocráticas se intensificou com a passagem para o segundo turno do pleito. Nesta terça-feira (9), em entrevista coletiva à imprensa, Haddad disse que tem “compromisso de vida com a democracia” e repudiou ataques que a jornalista Miriam Leitão vem sofrendo nas redes sociais e o assassinado do mestre de capoeira e ativista cultural Romualdo Rosário da Costa, de 63 anos. 

Mais conhecido como Moa do Katendê, o baiano foi morto no domingo (7) com 12 golpes de faca desferido por um eleitor de Jair Bolsonaro (PSL), rival do petista na disputa.

“Sentimos que a democracia esteja ameaçada com este tipo de atitude covarde que não convive com regras democráticas”, ponderou o petista, argumentando que “não há problema nenhum uma pessoa pensar de um jeito e a outra de outro”.

“Um mestre de capoeira da Bahia foi morto com 12 facadas por ter dito que votou no PT. A liberdade de opinião deve ser garantida nesse país em respeito ao cidadão, para que as pessoas não sejam agredidas pelo que pensam. Em respeito ao cidadão e a conquista histórica de regras de convivência esse alerta tem que ser feito, estamos estendendo a mão para que as regras de convivência sejam respeitadas, as pessoas não sejam molestadas”, completou, dizendo que propôs a Bolsonaro um “protocolo ético” contra as fake news, que geram ataques entre as duas militâncias nas redes sociais.

Para Haddad, “as duas campanhas deveriam ajudar para que os eleitores recebessem informações reais, fiéis e verdadeiras sobre o que cada um pensa e melhorar a qualidade da democracia, com a qual eu tenho compromisso de vida”. Indagado sobre a resposta da campanha de Bolsonaro, o petista resumiu: “recebemos uma resposta nível do candidato publicada no Twitter”.

Em publicação no microblog, Bolsonaro negou a possibilidade de acordo e disparou contra Haddad. “O pau mandado de corrupto me propôs assinar "carta de compromisso contra mentiras na internet". O mesmo que está inventando que vou aumentar imposto de renda pra pobre. É um canalha! Desde o início propomos isenção a quem ganha até R$ 5.000. O PT quer roubar até essa proposta”, afirma a publicação.

COMENTÁRIOS dos leitores