E-título dispensa documento com foto na votação

Supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor do TRE Pará esclarece que título digital tem todas as informações necessárias para o exercício do voto

qui, 25/10/2018 - 10:51
Cleo Tavares/LeiaJáImagens Zilomar Pereira esclarece: eleitor com e-título não precisa apresentar documento com foto Cleo Tavares/LeiaJáImagens

Os eleitores que forem votar no próximo domingo (28) poderão usar o e-título, aplicativo de celular que traz a versão digital do título de eleitor impresso. O e-titulo contém as informações sobre a situação do usuário e local de votação, e pode até substituir o documento com foto, para aquele eleitor que já fez o recadastramento biométrico.

Segundo Zilomar Pereira, supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o aplicativo está disponível para as plataformas Android e IOS. “O aplicativo e-titulo foi feito para facilitar a vida do eleitor. É uma iniciativa da Justiça eleitoral, e com ele é possível votar sem precisar levar o título de eleitor. Ele abona também o uso de documento com foto. Para obter acesso a ele é bem simples, basta ir à loja de aplicativos do seu telefone e instalar. O eleitor só precisará preencher os seus dados para começar o uso de seu título virtual”, disse Zilomar Pereira.

O supervisor da Central de Atendimento ao Eleitor informou que não há dados de quantos eleitores votaram usando o aplicativo. Porém, conforme estatísticas do TSE, até agora quase sete milhões de brasileiros instalaram o aplicativo, que representa 4,8% do eleitorado do país.

Zilomar também falou sobre o novo treinamento dos mesários nas eleições 2018. “Para que saibam lidar com os eleitores que usam o título virtual, os mesários passaram por treinamentos para validar e identificar a genuinidade do documento”, finalizou.

Por Cleo Tavares.

COMENTÁRIOS dos leitores