Glenn Greenwald diz que Moro pratica 'terrorismo'

Jornalista criticou a portaria publicada pelo ministro que facilita que estrangeiros sejam deportados do país

sex, 26/07/2019 - 12:20
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O jornalista Glenn Greenwald, responsável pelo site The Intercept Brasil, afirmou, nesta sexta-feira (26), que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, pratica terrorismo ao publicar uma portaria que facilita a deportação sumária de estrangeiros. O documento foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta. 

“Hoje Sergio Moro decidiu publicar aleatoriamente uma lei sobre como os estrangeiros podem ser sumariamente deportados ou expulsos do Brasil ‘que tenha praticado ato contrário aos princípios e objetivos dispostos na Constituição Federal.’ Isso é terrorismo”, considerou o jornalista.

Coincidência ou não, Glenn Greenwald é americano e mora no Brasil. Desde junho ele tem sido o principal interlocutor de conversas trocadas entre o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato, que o The Intercept disse ter recebido de uma fonte confiável. As conversas sugerem interferência do ministro nos casos investigados pela Lava Jato.  

As conversas, segundo Moro, foram cooptadas a partir de práticas criminosas. Na última terça (23), a Polícia Federal prendeu quatro pessoas suspeitas de hackear os celulares de Moro e de outras autoridades brasileiras. 

COMENTÁRIOS dos leitores