Após IFPR cancelar evento com Boulos, ele palestra na rua

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) cancelou uma palestra com Boulos devido ao fato das eleições para reitor da unidade. Weintraub comemorou, mas Boulos levou o evento para a rua

sex, 09/08/2019 - 16:51
Reprodução/Facebook A palestra de Boulos aconteceu em uma rua em frente ao IFPR Reprodução/Facebook

Após o Instituto Federal do Paraná (IFPR)  cancelar nas vésperas um evento que contaria com a presença do candidato à Presidência da República nas eleições de 2018, Guilherme Boulos (PSOL), os estudantes realocaram o encontro para o meio na rua, em frente ao Instituto.

O evento “Educação e Democracia” era organizado pelo movimento estudantil da unidade, em Curitiba, capital do estado. De acordo com o IFPR, o cancelamento aconteceu como “medida preventiva” devido ao fato do espaço estar em processo de eleição para cargos de reitoria e direção-geral.

A nota diz que a palestra “contribui para o necessário debate público sobre educação" e poderia ser realizada em nova data ou local, além de que "considerando que o Instituto Federal do Paraná está em processo de consulta eleitoral para os cargos de reitor e diretor-geral de  campus , e o regulamento vigente veda, sob qualquer pretexto, a vinculação com partidos políticos, considerou-se, por medida preventiva , a não realização do evento no auditório do Campus".

Em suas redes sociais, Boulos se posicionou sobre o ocorrido no IFPR. “Um encontro marcado a convite dos estudantes, para debater a situação do país, debater educação. Educação é um espaço da diversidade, que não pode ter pensamento único”, comentou.

Boulos também classificou o cancelamento como uma medida arbitrária e “uma tentativa de se calar a oposição ao Governo Federal”. Ele ainda frisou que foi a Curitiba para tratar de temas relacionados à educação e não tratar sobre a eleição para reitoria do Instituto.

Já o ministro da Educação, Abraham Weintraub, comemorou o cancelamento do evento. "O Brasil está mudando! Essa tigrada precisa saber que os brasileiros acordaram!", escreveu em seu perfil no Twitter.

COMENTÁRIOS dos leitores