Olavo: Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça

Filósofo ironizou a fala do secretário de Cultura que exprimiu uma cópia do que já foi dito por um dos líderes do nazismo

sex, 17/01/2020 - 10:30
Josias Teófilo Josias Teófilo

O filósofo Olavo de Carvalho teceu comentários sobre o fato do secretário nacional de Cultura, Roberto Alvim, ter parafraseado o ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Joseph Goebbels, em um discurso para divulgar uma ação do governo. Em sua página oficial no Facebook, Olavo disse que talvez Alvim não esteja bem da cabeça. 

“É cedo para julgar, mas o Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça. Veremos”, escreveu Olavo, que é admirado por boa parcela do eleitorado do presidente Jair Bolsonaro. Apesar do argumento, ele não detalha na publicação o motivo de ter reagido assim ao vídeo do secretário de Cultura. 

Assim como o ministro da Propaganda da Alemanha Nazista, Alvim disse que a “arte brasileira da próxima década será heroica” e “imperativa”. Goebbels usou os mesmos termos para tratar da arte alemã, segundo relata o livro “Joseph Goebbels: Uma biografia”, do historiador alemão Peter Longerich.

“A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada”, declarou o secretário do governo Bolsonaro.

Goebbels é um dos idealizadores do nazismo. A fala de Alvim levou o nome dele para os assuntos mais comentados no Twitter nesta sexta-feira (17) e causou revolta de diversos políticos. Inclusive, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), defendeu o afastamento do secretário do cargo. 

COMENTÁRIOS dos leitores