Pesquisa aponta reeleição de Bolsonaro com folga em 2022

Segundo o levantamento, Lula, Sergio Moro, Luciano Huck e João Dória não seriam capazes de retirar a faixa presidencial do ex-militar

por Victor Gouveia sex, 09/10/2020 - 10:49
Flickr/Palácio do Planalto Os principais nomes cotados à disputa presidencial seriam superados por Bolsonaro em ambos os turnos Flickr/Palácio do Planalto

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9), pela Exame/Ideia, aponta que o atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seria reeleito em 2022 com 30% das intenções de voto. O estudo projeta o ex-militar à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do apresentador Luciano Huck, e dos ex-aliados Sergio Moro e João Doria (PSDB).

Antes de um possível segundo turno, o levantamento estipula que os principais adversários teriam uma expectativa de voto bem abaixo se comparados ao presidente. Lula assume a segunda posição com 18%, seguido de Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (5%) e pelo governador de São Paulo João Doria (4%).

O rodapé da lista é caracterizado pelo ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (3%), Marina Silva (2%) e João Amoedo empatado com Flávio Dino (1%). Brancos e nulos somariam 9%, enquanto 10% disseram 'não saber' em quem votar.

Em um panorama de segundo turno, o atual presidente venceria todos os adversários elencados. O embate mais acirrado seria contra Moro, com uma diferença de 6 pontos percentuais.

O maior apoio para a reeleição de Bolsonaro viria do Norte (38%), seguido por Centro-Oeste (35%) e Nordeste (31%), informa o estudo. Considerados os critérios de renda e escolaridade, o presidente também venceria em todos os contextos.

Ao todo, 1.200 pessoas de todas as regiões do Brasil foram entrevistadas por telefone entre os dias 5 e 8 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

COMENTÁRIOS dos leitores