Recife: Renato Antunes é oficializado líder da oposição

Tadeu Calheiros foi escolhido para ser o vice-líder da oposição na Câmara dos Vereadores da capital pernambucana

por Jameson Ramos seg, 25/01/2021 - 15:43
Divulgação Existe a possibilidade de um novo líder ser escolhido para 2022 Divulgação

Como já vinha sendo sondado nos bastidores da política local, o vereador Renato Antunes (PSC) foi reconduzido ao cargo de liderança do bloco de oposição na Câmara dos Vereadores do Recife. A oficialização foi divulgada na tarde desta segunda-feira (25). Além do PSC, Podemos e Democratas também compõem o grupo. 

Tadeu Calheiros (Podemos) foi escolhido como vice-líder da oposição. Segundo Renato, a construção do grupo foi debatida e definida de forma coletiva. O resultado foi de um bloco de oposição ideológico, de centro-direita. “Mas isso não impede um diálogo com os demais membros de oposição dos outros partidos, que são mais ideológicos à esquerda que é o caso do PT e o PSOL”, explica o líder oposicionista do Recife.

Antunes aponta que o PT na capital pernambucana é uma incógnita porque se coloca em momentos como oposição e em outros como partido do governo. “A gente preferiu uma base mais sólida e mais ideológica, mas isso não impede da gente discutir a cidade quando for necessário, como foi feito no ano passado”, esclarece.

A eleição para líder e vice-líder da Câmara dos Vereadores do Recife é feita pelo colegiado de líderes e integrantes dos partidos para um mesmo tempo da mesa diretora da casa, ou seja, para o biênio 2021-2022. 

No entanto, Renato Antunes aponta que nada impede que, por solicitação dos líderes dos partidos de oposição seja feita uma nova eleição ao término de 2021, e é isso que eles pretendem fazer para a escolha de quem vai liderar a oposição em 2022 - o que nada impede a recondução de Renato.

O vice-líder Tadeu Calheiros diz que irá trabalhar para fazer uma oposição com “muita responsabilidade, o que é interesse comum de todos nós”. Além disso, Calheiros aponta que foi fácil chegar a um entendimento comum para a indicação de Renato e, posteriormente, a sua. Para ele, isso é resultado da união dos líderes das bancadas que também foram escolhidos pelos vereadores. “Todos vão trabalhar conjuntamente”, pontua o vice-líder.

COMENTÁRIOS dos leitores