João questiona sobre entrega de lote completo de vacinas

Prefeito do Recife indagou ao presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, se os 10 milhões de imunizantes prometidos para abril serão entregues

ter, 06/04/2021 - 09:05
Rodolfo Loepert/PCR João Campos durante reunião on-line Rodolfo Loepert/PCR

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), participou de uma reunião virtual entre o Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) e o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, para tratar do fornecimento da vacina CoronaVac. No encontro, o prefeito questionou sobre a entrega das 10 milhões de doses previstas para o mês de abril. 

“Gostaria de saber se o Butantan irá conseguir entregar as 10 milhões de doses para integralizar o primeiro contrato, tendo em vista que apenas metade da matéria-prima estava no Butantan e a outra metade chegaria esta semana da China. Poderemos contar com essa remessa neste mês para integralizar o contrato de 46 milhões de doses?”, questionou.

Dimas Covas, por sua vez, confirmou que a previsão de fornecimento de vacinas está mantida, mas que depende da chegada de nova remessa de matéria prima da China. “O Butantan tem 4,5 milhões de vacinas prontas e já está entregando. Entregou hoje 1 milhão e entregará o restante dos 4,5 milhões até o dia 20 de abril. Vamos integralizar o contrato, mas precisamos da chegada de matéria-prima da China. Estamos aguardando isso para o dia 8”, informou o presidente do Instituto Butantan. 

Segundo Covas, a entidade foi informada sobre o atraso no fornecimento dos insumos para a fabricação da vacina pela parceira chinesa. “Amanhã terei nova previsão da chegada dessa segunda parcela de matéria-prima, que irá integralizar os 10 milhões de doses em abril. Vamos entregar 10 milhões de doses, sim, em abril, mas existe essa dependência da matéria-prima que está para chegar da China”, disse o presidente. 

*Com a assessoria de imprensa

COMENTÁRIOS dos leitores