Bolsonaro ofende jornalista e senadores da CPI repudiam

O alvo do presidente foi a jornalista Daniela Lima, chamada de “quadrúpede” pelo chefe do Executivo

por Kauana Portugal qua, 02/06/2021 - 12:32
Alan Santos/PR O presidente Jair Bolsonaro durante entrevista em agenda Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a insultar jornalistas na última terça-feira (1º). O alvo do mandatário, desta vez, foi a apresentadora da CNN Daniela Lima, classificada pelo chefe do Executivo como “quadrúpede”. No início da manhã desta quarta-feira (2), senadores da CPI da Pandemia repudiaram as palavras de Bolsonaro, classificando o insulto como uma “ofensa à democracia”.

A afronta à Daniela Lima foi proferida durante uma conversa com os apoiadores do presidente, na entrada do Palácio da Alvorada. Um dos bolsonaristas citou uma fala distorcida da jornalista, que durante a edição do dia 26 de maio do CNN360°, jornal que apresenta, declarou aos espectadores: “Não saia daí, porque agora, infelizmente, a gente vai falar de notícia boa, mas com valores não tão expressivos".

A jornalista se referia aos dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que na quarta-feira (1°) registrou que o mercado de trabalho formal havia apresentado dados positivos em abril, com a criação de 120.935 empregos com carteira assinada. O saldo positivo, contudo, ainda é o menor de 2021.

A partir disso, o grupo de apoiadores que aguardava o presidente no Planalto, compartilhou apenas o trecho do vídeo em que Daniela Lima diz que “infelizmente, a gente vai falar de notícia boa”, sem a conclusão da frase. Após a menção feita pela apoiadora, Bolsonaro disparou: “Infelizmente, somos obrigados a dar uma boa notícia, mas não é tão boa assim não. É uma quadrúpede", disse o presidente, rindo.

Em seguida, sugeriu que a jornalista, no passado, teria votado em "outra do mesmo gênero", também sem explicar a quem se referia. "Afinal de contas, acho que não precisa dizer de quem ela foi eleitora no passado. De outra do mesmo gênero", afirmou.

Na manhã desta quarta-feira (2), durante a abertura de mais um dia de oitivas na CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) foram alguns dos senadores a condenarem a declaração de Bolsonaro. A representante da bancada feminina, Eliziane Gama (Cidadania-MA), também se manifestou.

“Foi uma fala contra a democracia, contra a imprensa”, disse a parlamentar. Ela afirmou que o presidente foi responsável por significativa parte dos 428 ataques a profissionais de imprensa em 2020. As ocorrências foram apuradas pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

COMENTÁRIOS dos leitores