Pesquisa: Bolsonaro perderia para qualquer um no 2º turno

Diferente do atual presidente, Lula venceria qualquer um que dispute contra ele

por Jameson Ramos seg, 20/12/2021 - 16:22
Alan Santos/PR O presidente Jair Bolsonaro, em 16 de dezembro de 2021 Alan Santos/PR

Pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira (20), mostra que se as eleições fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro (PL) perderia no primeiro turno para o ex-presidente Lula (PT) e em todos os cenários levantados para o segundo turno.

No embate entre Lula e Bolsonaro no primeiro turno, o petista levaria a melhor com 53% das intenções de voto, contra 31% do atual presidente. Em uma disputa contra Ciro Gomes (PDT), Bolsonaro teria 36%, enquanto o pedetista ganharia com 44%.

Contra o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), o atual chefe do Executivo teria 36% e o tucano 43%.

Diferente de Jair Bolsonaro, a pesquisa Ipespe mostra que o ex-presidente Lula ganharia para qualquer candidato, seja no primeiro ou segundo turno. No levantamento estimulado, quando os nomes dos pré-candidatos são sugeridos aos eleitores, o petista lidera a corrida com 44%. Bolsonaro é o único que chega mais próximo de Lula, com 24%.

Como vem mostrando as últimas pesquisas, o terceiro lugar continua sendo ocupado por Sérgio Moro (Podemos), mas o ex-ministro está longe do primeiro e do segundo colocado, com apenas 9% das intenções de voto.

Ainda na estimulada, Ciro Gomes marcou 7% e João Dória 3%. A pesquisa também testou o nome do cientista político Felipe D'avila (Novo), que registrou apenas 1%, mesmo número alcançado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2021. Mil pessoas de todo o Brasil foram entrevistadas por telefone. A margem de erro é de 3.2 pontos percentuais, para mais ou para menos. A confiança da pesquisa é de 95,5%

COMENTÁRIOS dos leitores