Família Bolsonaro presta homenagens a Olavo de Carvalho

O ex-guru bolsonarista morreu nessa segunda-feira (24)

ter, 25/01/2022 - 08:26
Alan Santos/PR Olavo ao lado do presidente Jair Bolsonaro em encontro de conservadores nos EUA Alan Santos/PR

Após a morte de Olavo de Carvalho ser confirmada, na manhã desta terça-feira (25), a Família Bolsonaro prestou homenagens ao professor e o presidente o classificou como "um dos maiores pensadores da história do Brasil". Referência bolsonarista, o escritor negou a gravidade da Covid-19 ao longo da pandemia e ajudou a disseminar o discurso antivacina.

Aos 74 anos, Olavo era portador de doenças cardíacas e testou positivo para a Covid-19 oito dias antes do falecimento. Sem informações sobre a relação do vírus com sua morte, de acordo com familiares, ele já estava internado em um hospital na Virgínia, nos Estados Unidos.

Em uma mensagem de condolências, Jair Bolsonaro (PL) disse que "Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre".

Considerado guru do bolsonarismo, a proximidade entre os dois foi abalada após Olavo fazer ataques públicos contra os comandantes das Forças Armadas.

Também fã das posições do professor e filho do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) chegou a expor obras de Olavo no plenário da Câmara e costuma vestir camisas estampadas com o rosto do pensador. 

Em suas visitas aos Estados Unidos, o deputado foi recebido por Olavo. "Aqui na Terra seus livros, vídeos e ensinamentos permanecerão por muito tempo ainda", publicou.

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) amenizou as divergências entre Olavo e seu pai e disse que as críticas do ex-guru sempre tiveram a "melhor das intenções" e ajudaram sua família “a refletir e crescer”.

Ele disse que Olavo "semeou em uma terra arrasada chamada Brasil e fez florescer em muitos de nós um sentimento de esperança, de amor pela verdade e pela liberdade".

COMENTÁRIOS dos leitores