Políticos brasileiros celebram vitória de Macron na França

Ala progressista enxerga derrota de Le Pen como queda do fascismo na Europa e projeta resultados similares no Brasil, com uma possível derrota de Bolsonaro em outubro

por Vitória Silva seg, 25/04/2022 - 09:37
Unsplash Franceses reelegem um presidente pela primeira vez em 20 anos Unsplash

O presidente Emmanuel Macron venceu a eleição presidencial da França e foi reeleito nesse domingo (24). Após uma campanha acirrada, o progressista derrotou a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, durante o segundo turno, por 58,5% (18.779.641) contra 41,5% (13.297.760). Macron foi o primeiro líder francês a ser reeleito em 20 anos. 

A vitória do presidente francês foi amplamente comemorada pela ala progressista brasileira, que vê a derrota da direita europeia como um avanço positivo no cenário que molda as eleições presidenciais no Brasil, em outubro deste ano. Macron e Le Pen avançaram para o segundo turno depois de terminarem em primeiro e segundo lugar, respectivamente, entre 12 candidatos que concorreram no primeiro turno em 10 de abril. 

Embora o discurso de Macron para os eleitores de uma França globalizada e economicamente liberal à frente da União Europeia tenha vencido, a visão de Le Pen, de uma mudança radical para o país, representada por 41,5% dos votos, colocaram a extrema direita francesa mais perto da presidência. O cenário é similar, em circunstâncias, ao visto no Brasil, cujo Palácio do Planalto já é ocupado por um líder conservador associado aos políticos de centro.

Do governador Rui Costa ao presidenciável Ciro Gomes, confira a repercussão entre os líderes da esquerda brasileira: 

Embed:
 

 

COMENTÁRIOS dos leitores