PoderData: Lula cresce entre evangélicos e chega a 33%

Grupo religioso ainda tem como favorito o presidente Jair Bolsonaro, mas diferença entre os principais adversários da disputa caiu 13 pontos percentuais em menos de um mês

por Vitória Silva qui, 26/05/2022 - 10:54
Ricardo Stuckert/Flickr Lula Oficial O ex-presidente Lula, do PT Ricardo Stuckert/Flickr Lula Oficial

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem conquistado mais do eleitorado evangélico e conseguiu diminuir a diferença de pontos diante do presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação consta na nova pesquisa PoderData, divulgada nessa quarta-feira (25). Bolsonaro ainda lidera entre os evangélicos, com 46% das intenções de voto, estando 13 pontos à frente do adversário petista, que alcançou o favoritismo de 33%.

A simulação foi realizada para o primeiro turno das eleições de outubro. Na pesquisa anterior, realizada de 8 a 10 de maio, Bolsonaro aparecia com 52% entre os evangélicos.

A nova rodada também mostra que 47% dos eleitores evangélicos aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro. Esse número é exatamente o mesmo registrado na rodada de duas semanas antes. Os que desaprovam a gestão bolsonarista nesse estrato religioso são 44%. A avaliação positiva do governo no grupo evangélico é nove pontos percentuais maior do que entre a população em geral, em que 38% aprovam e 54% desaprovam a administração federal.

1º turno

O levantamento aponta que Lula lidera a corrida eleitoral no primeiro com folga. O petista figura com 43% das intenções de voto contra 35% de Jair Bolsonaro (PL). Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 5%, André Janones (Avante), com 3%, e Simone Tebet (MDB), com 2%. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) foi mantido no estudo porque só desistiu de concorrer na segunda-feira (23). Após o anúncio, o tucano caiu para 1%.

2º turno

Segundo o PoderData, na segunda fase da disputa, Lula tem uma vantagem de 11 pontos percentuais sobre Bolsonaro no segundo turno. O presidenciável soma 50% das intenções de voto contra 39% de Bolsonaro. Na pesquisa anterior, realizada entre os dias 10 e 12 de maio, Lula aparecia com 49% e Bolsonaro, 38%.

A pesquisa realizada pelo PoderData coletou dados entre 22 e 24 de maio de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram três mil entrevistas em 301 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-05638/2022.

COMENTÁRIOS dos leitores