Presidente da Alepe sobre discurso de Lyra: 'Falou m...'

Declaração escapou pelo microfone conectado à TV Alepe, em sessão de reabertura das atividades legislativas, nesta quinta-feira (1º)

por Vitória Silva qui, 01/02/2024 - 14:41
Divulgação/Alepe Deputado Álvaro Porto, do PSDB Divulgação/Alepe

Um áudio do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Álvaro Porto (PSDB), vazou para o canal da TV Alepe nesta quinta-feira (1º). O registrou aconteceu segundos após o discurso da governadora Raquel Lyra (PSDB), que acompanhou a reabertura das atividades da Casa, neste dia 1º. Conversando com um outro parlamentar na Mesa Diretora, Álvaro diz que não entendeu o discurso de Lyra, que ela “conversou muita merda, e não disse nada”. 

A declaração acontece apenas um dia depois de ser tornado público que a gestora acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Alepe, por discordar de trechos do texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) protocolada na assembleia. 

"Não tinha nada para votar não?", pergunta um deputado, e Álvaro responde "ela vai demorar que só a p*rra ainda aí", enquanto Raquel Lyra e a vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), se retiram do plenário. As governadoras foram acompanhadas pela deputada Dani Portela (Psol), líder da oposição, e pelo vice-líder do governo, Joãozinho Tenório (Patriota). Álvaro não as acompanhou. 

Segundos depois, no mesmo áudio vazado, o presidente da Alepe diz que não entendeu o discurso da chefe do Executivo. "Do [discurso] dela eu não entendi nada. Conversou merda demais e não disse nada", continua. O outro deputado diz que gostaria de saber "qual é esse Estado que ela [Raquel] está falando" e Porto concorda, dizendo que gostaria de fazer a pergunta à governadora. Eles se referem às conquistas listadas por Raquel Lyra durante o discurso. Ela exaltou a redução na alíquota do IPVA, o Descomplica PE e ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Confira o trecho vazado 

Embed:
 

Momento em que TV Alepe capta áudio do microfone de Álvaro Porto. Vídeo: Reprodução/@matheuscomunica/Editado pelo LeiaJá 

Na saída do plenário, Álvaro Porto falou diretamente com a imprensa, por cerca de três minutos. O presidente da Alepe comentou o discurso da governadora Raquel Lyra, que citou diálogo entre os poderes, e disse que espera que esse empenho não seja “da boca pra fora”. O deputado também disse que, durante o primeiro ano de gestão, não viu nada que fosse coerente com o que Lyra afirmou e criticou a decisão do Governo de Estado de buscar o Judiciário para solucionar o impasse da LDO.  

“Desde o primeiro momento em que assumimos a Assembleia, a gente sempre procurou o diálogo, não só com o Governo do Estado, mas também com os outros poderes; mas eu espero que essa palavra 'diálogo' não seja só da boca pra fora, porque é o que vem acontecendo ultimamente, por parte do Governo do Estado [...] vocês viram que, essa semana, faltando dois dias para que fosse feita a redistribuição entre os poderes, sobre o superávit que teve no Estado, [o governo acionou a Justiça] em vez de ter chamado a Alepe para uma conversa. Conversa que também poderia ter sido chamada lá atrás, antes de serem votados os vetos, para tentar se chegar num entendimento”, disse. 

Apesar de ser tucano, Álvaro Porto não possui uma boa relação com Raquel e não se coloca como governista, mesmo naõ sendo declaradamente da oposição. Perguntado sobre o direcionamento do seu grupo político, ele disse que as novidades serão comunicadas “após o Carnaval”. 

“A Casa continuará seus trabalhos e aguardaremos os projetos do Estado. O que for bom pra Pernambuco e para a população pernambucana, nós vamos aprovar, mas como disse a deputada Dani [Portela], tem muitos projetos sem a necessidade de vir com regime de urgência; muitas vezes vêm e não dá tempo de a gente analisar, de fazermos emendas, e a gente espera que este ano seja diferente. O que a gente vem analisando é para onde vai nosso grupo político agora nas eleições municipais, mas, hoje, eu quero tranquilizar os pernambucanos em relação à Assembleia e o Governo. Nós vamos ter uma relação institucional e o governo jamais será prejudicado. Após o Carnaval, a gente vai definir a questão de partido, para onde o grupo político”, concluiu.

 

COMENTÁRIOS dos leitores