Verificar e-mail insistentemente pode aumentar stress

Pesquisa afirma que pessoas que não olham constantemente seus e-mails no trabalho são menos estressadas

por Carlos S Silvio ter, 08/05/2012 - 21:27
Lichtmeister/Shutterstock

Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores do exército norte-americano, mostrou que pessoas que não olham constantemente seus e-mails no trabalho são menos estressadas e chegam a ser mais produtivas.

A pesquisa, que recrutou pessoas em ambientes de trabalho comum e pediu para que se desconectassem de seus e-mails por cinco dias, mostrou que durante esses dias os profissionais passaram a se concentrar mais numa única tarefa e experimentaram níveis mais baixos de estresse.

Os cientistas testaram os níveis de estresse por meio da monitoração dos batimentos cardíacos. Os participantes foram ligados aos monitores cardíacos e sensores de software indicavam quantas vezes eles trocavam de janelas no computador. As pessoas que leram os e-mails mudaram de janelas duas vezes mais do que aquelas que se desligaram de suas caixas de entrada. Além disso, elas estavam em um nível de alerta e batimentos cardíacos constantemente mais altos, o que indica maiores níveis de estresse. Os que estavam sem e-mail apresentaram índices cardíacos mais normais e equilibrados.

Para Gloria Mark, professora e co-autora da pesquisa, "descobrimos que quando retiramos os e-mails dos trabalhadores eles fazem menos multitarefas e experimentam menos estresse”. Ela afirma que os resultados da pesquisa podem ser úteis para aumentar a produtividade e sugere ações de como controlar o tempo de login e filtrar mensagens realmente importantes.

Segundo os pesquisadores, o único fator negativo relatado pelos participantes foi o fato de se sentirem isolados sem o acesso. Mas esse problema era resolvido por meio do contato com outros colegas que possuíam acesso aos e-mails e passavam as informações mais relevantes.

COMENTÁRIOS dos leitores